fbpx
jc1140x200

Aula sobre dengue poderá entrar na grade curricular das escolas municipais de Lagoa da Prata

O projeto ainda está em fase de elaboração juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e tem como objetivo envolver a população. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, o bioquímico Geraldo Mangelo de Almeida, é preciso mobilizar a cidade para controlar os focos da dengue. “Vamos atuar em várias frentes. E a principal será com as crianças e adolescente nas escolas, onde terão em sua grade curricular uma disciplina semanal ligada à prevenção da dengue e da Chikungunya, para que se crie uma cultura de eliminação dos criadouros.

Em segundo plano, faremos uma parceria com as igrejas para que padres e pastores façam também campanhas orientando a população no combate ao mosquito; bem como as pastorais que atuem nesta linha. Em terceiro, faremos uma parceria com a sociedade organizada como ONGs, fundações e a Associação Comercial, que atuará junto aos empresários. Enfim, travaremos uma estratégia de guerra contra o mosquito”, enfatizou.

Almeida garante que a doença está sob controle em Lagoa da Prata, mas o período que vai de janeiro a março requer cuidados: “Assim, estamos chamando a atenção da população para eliminar os criadouros. O ovo pode ficar depositado no local por meses ou durante um ano inteiro até a chuva chegar. Esses ovos começam a eclodir e transformam-se em larvas. Desse modo, consequentemente o número de casos podem aumentar”, destacou.

Agentes da dengue fazem campanha educativa no centro da cidade_AscomO coordenador da Vigilância Sanitária afirma que a maioria dos focos é encontrada em residências e terrenos baldios. “Há alguns casos em que as pessoas apresentam resistência para atender o nosso agente, mas por se tratar de um caso de saúde pública, caso necessário, vamos atrás de uma ordem judicial para que a própria população não possa ser prejudicada, inclusive porque o mosquito já teve uma mutação, que é a febre Chikungunya “, afirmou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?