fbpx
jc1140x200

Atendimentos do programa ‘Melhor em Casa’ começam em Santo Antônio do Monte

Objetivo de promover cuidado qualificado e integral na casa dos pacientes, segundo a Prefeitura.

Com o objetivo de promover cuidado qualificado e integral na casa dos pacientes, o programa “Melhor em Casa” começou os atendimentos em Santo Antônio do Monte. Segundo a Prefeitura, o Ministério da Saúde habilitou uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar na cidade que realiza os atendimentos desde terça-feira (10).

Segundo a secretária de Saúde, Carla Santos, a equipe atenderá as pessoas encaminhadas pela Santa Casa de Misericórdia, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente também poderá solicitar o atendimento.

“Será feita a avaliação se ele se enquadra nas exigências do programa, para poder incluí-lo. Além da assistência da equipe multiprofissional, os familiares também serão treinados para melhorar os cuidados do paciente em casa”, disse a secretária.

A equipe será composta por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, nutricionista, e enfermeiro. Segundo a secretária, o programa o custeio da equipe será feito pelo Ministério da Saúde. Os profissionais estão contratados e passaram por um treinamento em Divinópolis.

“O objetivo deste programa é promover a desospitalização segura do paciente. Porque muitas vezes ele fica no hospital só para tomar um remédio, que pode ser tomado em casa, e com isso reduzir o risco de infecção”, afirmou. 

Santo Antônio do Monte é a quarta cidade do Centro-Oeste de Minas ter o serviço. Divinópolis, Bom Despacho e Pará de Minas contavam com o programa. “Este serviço diminui a superlotação hospitalar. A atenção domiciliar vai proporcionar um cuidado integrado, que é ligado diretamente à estrutura familiar, ou seja, a família também fará parte do cuidado deste paciente”, concluiu Carla.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?