fbpx
jc1140x200

Associações se reúnem para criar a União das Entidades Populares Santoantonienses

Membros de associações de bairros e movimentos populares realizaram uma reunião ontem (20/05) sob a articulação da ASPRASAM (Associação de Proteção Ambiental de Santo Antônio do Monte) para criar a UENPOS (União das Entidades Populares Santoantonienses. O objetivo do grupo não é unificar as associações e sim unir os esforços, ideias e atitudes para solicitar junto aos órgãos competentes o que for necessário para buscar melhorias para o município. “Reclamar não surte efeitos, mas projetos podem garantir o que a população deseja”, afirmou o presidente da ASPRASAM, Emerson Alencar .

O presidente ainda destacou que a união dos grupos pode ter imenso significado para o município. “Nós precisamos fazer alguma coisa, ouvir o pessoal aqui da rua, do bairro, ir na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, pois a política é feita para todo cidadão de Santo Antônio do Monte. Porém, o cidadão tem que se mobilizar também. Não é fácil todas as secretarias cuidar da cidade inteira. Vamos aguentar e superar muitas coisas, mas seremos persistentes”, afirmou.

Segundo Emerson, a   proposta da ASPRASAM é unir as associações de bairro e  movimentos populares, mas para isso precisa-se de um plano de trabalho que será traçado ao longo das reuniões. “Hoje é o primeiro passo para mobilizarmos a população”, frisou.

[pull_quote_right]O mandato de um político é uma procuração para decidir no nosso lugar[/pull_quote_right]

O Vice- presidente da Asprasam, Anderson Vicente, também destacou que o povo tem um poder de persuasão muito forte e precisa saber usar. “O poder é nosso, mas a gente concede aos nossos representantes eleitos o direito de exercer esse poder. Ao ser eleito, o candidato tem o direito de exercer esse poder, mas também o dever de exercê-lo em favor do povo. O mandato de um político é uma procuração para decidir no nosso lugar. Na constituição que em algumas situações o próprio povo, de forma organizada, pode exercer diretamente esses poderes. Isso também está garantido na Lei Orgânica do Município quando diz que o poder municipal é do povo, exercido por meio dos seus representantes”, afirmou.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Jaqueline Filgueiras, é preciso muito empenho e força de vontade para que as coisas aconteçam. “Quando alguém se dispõe a participar de um conselho deve ter em mento que é necessário saber um pouco de lei  e fazer reuniões com pessoas capacitadas. Precisamos nos unir em prol do coletivo e sem interesses políticos. A pessoa não pode participar de uma associação em prol de uma causa se não tiver tempo, não se pode participar por vaidade, pois não se ganha nada com isso”, destacou.

Para o vereador Carlos Campinho, o gestor público deve se abrir para uma comunicação. “O Poder Público deve dialogar com as associações e participar de tudo. Para isso, deve-se ter tudo fundamentado”, afirmou.

Fotos: Maurício Costa

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?