fbpx
jc1140x200

Artigo: Como preservar a sua energia?

O primeiro passo para preservar a própria energia é compreender-se como ser único que você é, visto que cada pessoa tem uma demanda psíquica e energética.

Muito se fala sobre cuidar e preservar a própria energia, inclusive nesta edição do BBB, tivemos a famosíssima Jade Picon, tampando o umbigo para se proteger das “energias ruins”, será que isso de fato funciona?

Nesses 4 anos trabalhando com tarot e terapias integrativas percebo o quanto se busca algo rápido e fácil, principalmente para validar a ideia de que a energia ruim está lá fora e que é preciso se proteger.

O primeiro passo para preservar a própria energia é compreender-se como ser único que você é, visto que cada pessoa tem uma demanda psíquica e energética. Existem pessoas que são mais introvertidas, ou seja, trazem as questões e vivências para elaboração interna, enquanto outras, extrovertidas interagem de forma mais habilidosa com questões do mundo externo. Os conceitos de introversão e extroversão foram trazidos por Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica.

Regra geral pessoas com características mais introvertidas possuem um movimento interno muito grande, a sua demanda interna é ligeiramente mais alta do que a dos extrovertidos, por essa razão se cansam mais durante interações sociais, por isso necessitam de mais tempo consigo mesmos.

Preservar sua energia faz parte de um processo de autoconhecimento, pois enquanto algumas pessoas “recarregam as baterias” reencontrando os amigos em uma grande festa, outras podem sair completamente exauridas.

Kamilla Medeiros Costa, taróloga profissional há 4 anos, reikiana, atualmente cursando especialização na teoria Junguiana. Ela atende de forma online, contato por @kamillamedeiros.tarot ou: (12)9.9927-5434

 

Alguém que se sente cansada após uma reunião, sente como se sua energia estivesse sugada, sente maior necessidade de ter momentos a sós, percebe que quando acontece algo na sua vida precisa de um tempo para “digerir” aquilo e só depois consegue compartilhar. Provavelmente é uma pessoa predominantemente introvertida.

Reconhecendo isso é possível tomar medidas para cuidado e preservação da energia pessoal, tais como: ficar um tempo sozinha e sem estímulos mentais (música, leitura…) antes e depois de interações sociais, descobrir coisas que lhe são prazerosas e que auxiliem a recarregar as energias, respeitar seus momentos de quietude, evitar ir de carona à eventos, todas essas são dicas que podem ser muito úteis.

Mas e tampar o umbigo, funciona mesmo? Realmente o umbigo é um locar muito importante, ali encontra-se energeticamente o nosso chakra “Plexo Solar”, um grande “gerador” de energia.

Essa prática de tampar o umbigo pode ser sim bastante útil, principalmente pelo simbolismo, a barreira física que é colocada, no entanto exige que a pessoa também tome consciência para sua individualidade e imponha seus limites para cuidar da própria energia.

Na maioria das vezes não é o outro que esgota a nossa energia, somos nós que gerenciamos mal, não conhecemos nossos limites, queremos agradar e fazer o que todo mundo faz e assim terminamos esgotados e desmotivados.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?