fbpx
jc1140x200

Arte que carrega história! Quadros retratam a antiga Usina Luciânia, em Lagoa da Prata

As obras “Mulher Canavieira” e “Canaviais da época da antiga Usina Luciânia” foram pintadas pela artista Márcia Duarte.

Bárbara Félix


“Mulher Canavieira” e “Canaviais da época da antiga Usina Luciânia” são os nomes dos quadros pintados pela artista Márcia Duarte – embora ela não seja natural de Lagoa da Prata, conseguiu ‘pincelar’ com sentimento duas obras que carregam história e saudade para muitos lagopratenses.

Márcia, que é da cidade de Pará de Minas, se mudou para Lagoa da Prata em 2001. Ao Sou+Lagoa e Jornal Cidade ela disse que, naquela época, não imaginava que a cidade iria conquistar seu coração.

“Eu considero Lagoa da Prata, depois de Pará de Minas, o melhor lugar para se viver e pintar os dois quadros, retratando algo tão representativo da cidade, me deixou muito feliz, pois vi uma oportunidade de expressar meu carinho e satisfação de morar aqui”, declarou.

A artista também disse que os quadros foram para a Secretaria de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata, cumprindo uma contrapartida a um Edital Cultural do qual participou no ano de 2021, relacionado à Lei Aldir Blanc.

Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata juntamente com a artista. (Foto: Márcia Duarte / Arquivo Pessoal).

 

“Foi proposto pela Secretaria que o tema da pintura retratasse lugares bem característicos de Lagoa da Prata. Então ideias vieram à minha mente para pintar os canaviais, retratar o trabalho braçal de antigamente com homens e mulheres no corte da cana de açúcar, debaixo de um sol quente, com muito calor e que só era aliviado com um gole fresco de água que às vezes era levado até em uma cabaça”, falou Márcia. Ela ainda completou dizendo que teve a oportunidade de ver cenas assim, e então, foi essa a ideia do primeiro quadro.

“E claro, em sequência, o segundo quadro, tive a inspiração de um canavial bem viçoso em um olhar bem de perto, com fardos de açúcar ao lado. E na perspectiva do olhar ao longe, vemos a antiga Usina Luciânia de muitos anos atrás, em uma estrutura de construção simples da qual era bem caracterizada na época”.

Lugar de recordações 

Para muitos lagopratenses, a Usina Luciânia é um lugar de muitas recordações, pois muitos trabalharam por lá, ou nasceram e cresceram na Vila Luciânia, e até para Márcia, que é de outra cidade.

“Já ouvi histórias de pessoas que viveram e foram criadas na Vila Luciânia, relatando fatos bem nostálgicos que remetiam a elas; muitas saudades de tempos difíceis e tempos bons vividos lá. Para mim, a Usina Luciânia significa um lugar que marcou a história de um povo, simples, humilde e com muita força de vontade para trabalhar, vencer e criar a família ganhando seu pão do dia a dia. E que até hoje continua colaborando para o crescimento e desenvolvimento de Lagoa da Prata, ao ponto de se tornar depois de muitos anos, uma referência mundial em seu segmento”, finalizou.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?