fbpx

Arcos adquire 500 unidades de teste rápido da Covid-19

Conforme protocolo de compras, as unidades serão disponibilizadas pela empresa fornecedora do produto de forma gradativa.

A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu 500 unidades de kits para testagem rápida da Covid-19. Conforme protocolo de compras, as , sendo 100 unidades nesta semana, e nas próximas, conforme disposição em estoque.

Nessa primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu um protocolo de critérios correlacionados com as orientações técnicas/científicas referenciadas pelo Ministério da Saúde.

Ademais, a Direção do Hospital Municipal São José, em parceria com a Coordenadoria em Vigilância em Saúde, iniciou a realização dos testes na última segunda-feira (20), aos pacientes que se enquadram no protocolo. Também serão realizados nos profissionais de saúde, que estão na linha de frente e que apresentem sintomas respiratórios após o décimo dia do primeiro sintoma.

“O teste consiste na detecção qualitativa e diferencial de anticorpos IgM e IgG do novo coronavírus, em uma pequena quantidade de soro, plasma ou sangue total.  O kit fornece um resultado rápido e simples, com grande sensibilidade e especificidade”, conta a biomédica do Hospital Municipal São José, Liliane Gibram.

Como funciona o teste rápido para detectar coronavírus?

Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está – teoricamente – protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.

Quando fazer o teste rápido

Deve ser feito apenas entre sete e dez dias após o início dos sintomas.

Em quanto tempo o teste rápido fica pronto?

Os testes adquiridos conseguem oferecer um diagnóstico a partir de uma gota de sangue em até 30 minutos.

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄