fbpx
jc1140x200

Apresentação das obras de Recuperação do Santana é realizada em Japaraíba

Aconteceu nesta terça-feira (11/02) a reunião realizada pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no qual teve a participação de alguns municípios da região banhados pelo rio.

Foram repassados para os envolvidos soluções e obras implantadas para a recuperação do Alto São Francisco, consequentemente o ribeirão Santana, localizado nas proximidades da cidade de Japaraíba.

Os projetos de recuperação hidro-ambiental que o CBHSF está implantando em diversos pontos da bacia, onde surgiram de reivindicações comunitárias, motivadas por problemas de degradação hidro-ambiental, principalmente a poluição dos cursos d´água, que afeta a qualidade, e a erosão dos terrenos próximos, consequentemente a quantidade de água disponível.

Nas proximidades de Japaraíba e Lagoa da Prata o Comitê investe na recuperação hidro-ambiental da sub-bacia do ribeirão Santana, a fim de melhorar a qualidade e a quantidade de água do afluente, de forma a proporcionar ganhos para o meio ambiente e para a população rural do município de Japaraíba.

A região de cerrado do Santana abriga grandes plantios de cana para produção de açúcar e álcool, além de médias e pequenas propriedades rurais voltadas à pecuária extensiva e a culturas de subsistência.  Os desmatamentos e as pastagens degradadas por práticas inadequadas, a exemplo de queimadas, têm acarretado o surgimento de processos erosivos no solo, inclusive com formação de voçorocas. Também as estradas de terra têm contribuído para o assoreamento dos rios, devido à falta de meios apropriados para o escoamento das águas das chuvas.

O propósito do Comitê do São Francisco é controlar os processos erosivos, mediante a adoção de práticas conservacionistas do solo, proteção às nascentes e adequação das estradas rurais. Para tanto, serão implantados 7.971 metros de terraços em nível e 7.731 metros de cercamento nas áreas de nascentes, além da adequação de 38 quilômetros de estradas, inclusive com a construção de 380 barraginhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação de JaparaíbaBHSF 02CHBSF - 04

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?