fbpx
jc1140x200

Após 70 dias sem chuvas, temporal de granizo castiga LP

(Foto: Beatriz Vasconcelos/reprodução).

Sem chuva há mais de 70 dias na região, uma tempestade chegou deixando estragos em diversas cidades do Centro-Oeste de Minas, e Lagoa da Prata não ficou de fora. O temporal, da última sexta-feira (3), teve início por volta das 17h10 e deixou pontos alagados, destruiu casas, comércio, e a população teve prejuízos. Climatologicamente, o inverno é o período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro–Oeste e grande parte da região Norte do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria vinda do oceano atuou nessa região e propiciou as pancadas, que terminaram ontem (8). A partir de hoje (9), o sol volta a aparecer na cidade. 

ESTIAGEM

A última chuva de granizo em Lagoa da Prata ocorreu em janeiro de 2016, e, de acordo com o meteorologista do Inmet, Cleber Souza, a última chuva na região foi em maio. Com isso, o tempo seco predominou. Desde sexta, as temperaturas caíram e variaram entre 29°C e 13°C. Os dias foram mais quentes e as noites mais frias. “Fazia dois meses que não chovia nessa região. Uma frente fria de fraca intensidade atuou e o céu ficou bastante encoberto. Ocorreram pancadas de chuvas isoladas em alguns pontos e ela terminou na quarta-feira. De agora em diante essa possibilidade é bem menor”, revelou.

O lagopratense Carlos Brasil Guadalupe faz o acompanhamento das chuvas em Lagoa da Prata há mais de 30 anos com um pluviômetro instalado em sua casa. Para a reportagem, ele contou que não se lembra de ter visto uma chuva dessa intensidade na cidade. “Muitos relâmpagos, vento forte a mais de 50 km/h. Choveu em 20 minutos aproximadamente 38 milímetros. A chuva mais forte que eu me lembro, foi de 1,5 por minuto há uns 10 anos atrás. Eu olhei para a rua e fiquei impressionado” finalizou. 

PREJUÍZOS

O drama vivido pelos moradores pode ser acompanhado pelas redes sociais. Muitas casas ficaram alagadas e os nunícipes perderam móveis, eletrodomésticos e outros produtos. A rua Zino Gomes, perto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é um dos pontos críticos da cidade. A população cobra melhorias no escoamento de água na localidade, onde a água tomou conta das ruas. Questionada sobre as melhorias previstas, a secretária municipal de obras e urbanismo, Anita Bessas, disse que a Prefeitura segue trabalhando com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para efetuar melhorias.

Entretanto, Anita diz que é importante que a população entenda que chuvas como essa são atípicas. “Caíram 30 milímetros em 10 minutos. Por mais que a cidade estivesse preparada, poderia encher. Lagoa da Prata é uma cidade muito plana, por um lado é bom e por outro é um empecilho, porque a drenagem de água fica ruim e o escoamento demora mais para ocorrer”, revelou e disse que obras de melhoria já foram feitas em diversos pontos e outras estão previstas ainda para este ano. “No ano passado foram três obras grandes, e neste ano temos mais uma no bairro Gomes e outras previstas”, finalizou.

O diretor do Saae, Ismar Roberto, também informou que alguns projetos estão previstos, mas no momento a unidade busca recursos para coloca-lós em prática.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?