fbpx
jc1140x200

Semana do Meio Ambiente será comemorada em Lagoa da Prata

Foto: Ascom da Prefeitura de Lagoa da Prata

Serão realizadas doações de mudas, plantio e a implantação do Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o SAAE, Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar, Escola Municipal Afonso Goulart, Biosev e Pharlab realizará a Semana do Meio Ambiente.

As comemorações terão início no dia 5 de junho às 8 horas, na Estação de Tratamento de Esgoto, onde serão realizados plantios de mudas, juntamente com colaboradores da Pharlab. No mesmo dia acontecerá o plantio de mudas de Pau-Brasil, juntamente com os alunos das escolas municipais na Praça da Matriz, Praça do Cruzeiro, Praça dos Trabalhadores, Praça do Cristo, Praça D’onana.

De 5 a 9 de junho será realizado o Progea – Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Cabo Leonardo Borges, na Escola Municipal Afonso Goulart.

No dia 7 de junho serão distribuídas mudas de arborização urbana na sede do Samu, localizada na Avenida Bela Vista, no bairro Chico Miranda.

O Progea

A Escola Afonso Goulart, por meio de uma parceria entre a Biosev, Polícia do Meio Ambiente e Sicoob Crediprata, realizará uma Feira de Ciências entre os dias 5 e 9 de junho. O projeto será coordenado pelo Cabo Leonardo, professor do Programa de Educação Ambiental (Progea) e pelos professores da escola.

O objetivo da feira é demonstrar quais as ações que prejudicam o meio ambiente e que podem atrapalhar a qualidade de vida das pessoas; buscar alternativas para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A feira terá como tema “Degradação do meio ambiente, conscientização e mudanças de hábitos quanto à preservação e sustentabilidade”.

Continuidade do projeto

Outros trabalhos serão desenvolvidos  a partir de texto informativo, interpretação, roda de conversa, abordando aspectos de poluição, degradação ambiental, observado no meio onde os alunos vivem.

Segundo a Polícia do Meio Ambiente, a sociedade vem contabilizando diversos prejuízos ambientais há muitos anos em virtude das ações do homem no planeta. “Precisamos mudar essa história. O meio ambiente conta com o aluno, com a família, com a escola, com a comunidade e com todos nós. É necessário unir forças, trocar experiências para promover a preservação do meio ambiente, satisfazer as nossas necessidades e garantir um mundo melhor para se viver”.

Além disso, o projeto visa:

  • Identificar alguns problemas socioambientais presentes no espaço em que vive buscando alternativas de intervenção para preservação e correção dos rumos;
  • Identificar alguns problemas ambientais associados ao crescimento das cidades;
  • Identificar as várias modalidades de poluição no ambiente urbano e nas iniciativas no sentido de minimizá-las;
  • Adotar atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, reivindicando o direito de todos a uma vida plena no ambiente preservado e saudável;
  • Interpretar informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pelo homem e o risco da extinção de espécies;
  • Reconhecer as principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente da região em que a escola está localizada, identificando as principais causas e relacionando-as com os problemas de saúde local;
  • Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental;
  • Reconhecer o lixo como fator de degradação ambiental, suas consequências e possibilidades de recuperação dos espaços degradados e de reutilização dos materiais do lixo.
  • Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo;
  • Relacionar queimadas à morte dos seres vivos e do solo e, consequentemente, à perda da fertilidade;
  • Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a fim de se expressar e se comunicar com artes visuais.

O projeto também ensinará as crianças através de filmes sobre poluição ambiental, colagens, reciclagem, pinturas com materiais recicláveis, teatro, palestras, charges e plantio de mudas ao redor da escola. Serão utilizados livros didáticos, cartilhas do Progea, revistas, vídeos, materiais para reciclagem, mudas para arborização.

Confira a programação:

  •    Dia: 25/05 –  Foi realizada a  visitação dos alunos do 4º ano da Prof. Érika à Biosev;
  • Dias: 05 e 06/06 – Confecção de trabalhos artísticos com materiais recicláveis;
  • Dia: 07/06 – às 7h30– Palestra apresentada pelos profissionais da Biosev;
  • Dia 08/06 – às 7h30 – Apresentação do teatro da turma do 4º ano – Professora Érika;
  • Dia 09/09 – às 7h30 – Palestra apresentada pelos profissionais da Lagoacred e Arborização no entorno da Escola Municipal Professor Afonso Goulart.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?