fbpx
jc1140x200

Piloto de Lagoa da Prata, Túlio Malta, conquista título de Campeão Brasileiro na categoria Moto2

Atleta terminou a prova na 4ª colocação geral e 2ª da categoria Moto2, finalizando o ano com o título de Campeão Brasileiro da categoria Moto2.

Matheus Costa


O maior rali das Américas deste ano começou no dia 30 de outubro em Mogi Guaçu, São Paulo, onde Túlio Malta, de Lagoa da Prata, participou pela quinta vez no campeonato Rally dos Sertões. O piloto terminou a prova na 4ª colocação geral e 2ª da categoria Moto2, sendo a prova, um percurso com mais de 4.500 km pelo Brasil durante nove dias, atravessando cinco estados brasileiros até chegar a Barreirinhas, no dia 7 de novembro. Com o resultado, Túlio finalizou o ano com o título de Campeão Brasileiro da categoria Moto2.

Túlio competiu pela Yamaha e ele contou à redação que este foi o primeiro ano da equipe com uma estrutura de fábrica no Brasil. “Representar uma gigante nipônica equipe e representar a marca ao lado de pilotos amigos e de alto gabarito é algo que me deixa extremamente realizado. Já participei em outras equipes, mas a energia, profissionalismo e o lado social da Yamaha é algo contagiante. Fizemos um belo trabalho este ano, resultados expressivos para a montadora”, contou.

O Rally dos Sertões é uma das competições que mais exige dos competidores, com provas extremamente difíceis e arriscadas.

“Além das provas do Campeonato Brasileiro, o Sertões sempre é uma prova que apontamos com o objetivo principal. É ali que colocamos todo o nosso trabalho feito durante o ano: preparação, máquina, equipe. Este ano tivemos um Sertões em bolhas, atípico devido ao ano e momentos de pandemia. O Sertões normalmente é realizado no verão, sem chuvas. Contamos com a presença da chuva durante todos os dias, apimentando ainda mais a prova. No final foi uma prova surpreendente, atravessamos este Brasil por lugares paradisíacos com uma qualidade técnica surpreendente. Tive o prazer de pilotar a primeira especial (primeiro dia) aqui na Serra da Canastra, aonde familiares e amigos estiveram presentes. Uma emoção grande! Como disse, tive ótimo dias no Rally. Piloto uma Yamaha WR450f, uma moto super robusta que me dá muita confiança durante toda prova. A chuva fez com que separassem os “homi dos menino”, e foi ai o ponto principal da prova. Tivemos na travessia do Estado do Goiás com o Tocantins, o Rio Bagagem! Local que já atravessamos outras vezes e que devido as chuvas fortes na região, estava super cheio e desafiador. Foi legal atravessar o Bagagem este ano!”, ressaltou ele.

(Foto: Victor Eleuterio Costa).

Sobre as provas, Túlio ressaltou que fez uma prova lisa, sem problemas, mas que, infelizmente, houve uma fatalidade. Seu amigo, o piloto Tunico Maciel, se acidentou durante a prova.

“No último dia, uma fatalidade aconteceu com meu grande amigo Tunico Maciel. Um fiel companheiro nesta jornada das duas rodas. Tunico se acidentou um pouco a minha frente, aonde prestamos todo o socorro e atendimento no local. Meu amigo não resistiu e acabou falecendo logo depois. Uma perda ao esporte, uma perda a vida. Tunico sempre foi leal, desde os momentos em que estivemos dividindo a mesma equipe e quando fomos adversários diretos. Triste, mas tenho a certeza que a sua alegria e vontade de vencer irá me fazer ainda mais forte para os próximos anos!”.

Por fim, o atleta contou que este ano não haverá mais competições, mas que ele já se prepara para a próxima temporada em 2021. “Como estendemos as competições este ano, já no mês de março inicia-se a temporada 2021. Temos uma prova na Argentina em fevereiro, esta válida pelo Campeonato Mundial (Saar), aonde devo iniciar a próxima temporada. Super ansioso para defender a Yamaha por mais um ano, visto contrato renovado já com a empresa. Estendo meu agradecimento para as empresas locais, que acreditam no esporte e incentivam da melhor maneira. Castel Construtora e Sense são parceiro há anos, muito obrigado por tudo!”, finalizou.

(Foto: Gustavo Epifanio).
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?