fbpx
jc1140x200

Junho violeta – conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Fotos: Arquivo do Lar São Vicente de Paulo de Lagoa da Prata.

O dia 15 de junho marca o dia da Conscientização Contra a Violência contra a pessoa idosa. Para saber mais sobre a data, o Jornal Cidade conversou com Maria Caroline Rabelo, psicóloga e Aline Batista, Assistente Social do Lar São Vicente de Paulo Lagoa da Prata. Segundo Rabelo, é de suma importância conscientizar e sensibilizar familiares e sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra o idoso. “Deve- se ficar em alerta aos sinais de violência, e quando possível, conversar com o idoso e se confirmada a situação de violência ou persistir a suspeita, deve-se comunicar ao Conselho Municipal do Idoso, Ministério Público ou Delegacia de Polícia. Esses órgãos são os responsáveis por desencadear as medidas protetivas e de responsabilização. Nos serviços de saúde será realizada a notificação compulsória da violência e acionada a rede de atenção e proteção para o acompanhamento do caso”.

De acordo com Aline, alguns tipos de violência contra a pessoa idosa são mais comuns como a violência física, negligência, abuso sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, auto-negligência e psicológica.  Ela ainda frisou que a preocupação com essas questões é uma premissa da instituição, que busca oferecer mais qualidade de vida para seus idosos. “Promovemos diversas as atividades para resgatar a autoestima dos idosos no decorrer do ano, proporcionando melhor qualidade de vida. Como por exemplo: atividades terapêuticas e lúdicas, oficinas de artesanato, tarde de beleza, comemoração de aniversários, eventos e realização de festivas em datas comemorativas, festa junina, comemoração da semana do idoso e campanha de Natal. E  Lar São Vicente está sempre de portas abertas para receber visitas e o agendamento é realizado com a psicóloga da instituição.”

O lar conta com uma equipe técnica formada por assistente social, enfermeiras, fisioterapeutas, médicos, nutricionista, psicóloga e técnicas de enfermagem. Além da equipe técnica a instituição conta com o trabalho de cuidadores, cozinheiras, lavadeiras e auxiliar de serviços gerais. A diretoria é formada por voluntários da Sociedade São Vicente de Paulo e Presidente.

Atualmente, o Lar São Vicente acolhe 51 idosos, dentre eles, idosos acamados, cadeirantes e andantes, subdivididos em independes, parcialmente dependentes, e totalmente dependentes para atividades da vida diária.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?