fbpx
jc1140x200

Amigos lançam o livro “Delírios Periféricos de um Oeste”

Daniel Ribeiro de Melo, Helder Clério e Gabriel Nogueira Ferreira

Os amigos Daniel Ribeiro de Melo, Gabriel Nogueira Ferreira e Helder Clério lançarão no dia 20 de agosto, durante a Feira Literária de Divinópolis (FLID) o livro “Delírios Periféricos de um Oeste”. O evento contará com a presença de figuras como Xico Sá, Fabrício Carpinejar,  Fernanda Takai e Márcio Borges. A finalização do livro (escolha dos poemas, organização da estrutura do livro, diagramação) durou cerca de 1 ano. “Trata-se de um apanhado de poemas que foram sendo compostos ao longo do tempo por nós, então há poemas mais antigos que foram escritos bem antes da ideia do livro, assim como poemas bastante recentes, que entraram de última hora”, ressalto Helder Clério.

Capa (1)

A ideia de escrever a obra em conjunto surgiu a partir da realização dos saraus “Poesia no Talo!, que acontecem desde 2013 em diversas cidades do Centro-Oeste mineiro, como Formiga, Lagoa da Prata, Arcos e Japaraíba. “O sarau foi idealizado pelo Gabriel e por outros amigos que curtem poesia. Durante os saraus eram lidos tanto poemas de nossa autoria como de autores que a gente admira como Drummond, Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Murilo Mendes, Roberto Piva, Garcia Lorca, Rimbaud, entre outros. Com o decorrer dos saraus, a gente foi sacando que havia substância naqueles poemas nossos. Havia uma beleza, uma potência, uma singularidade. Daí a gente começou a arquitetar essa ideia de fazer um livro em conjunto pra poder propagar esses escritos, atingir outras pessoas com nossa arte”.

Com uma variedade de estilos o livro apresenta poemas curtos e longos, melancólicos, noturnos, sombrios e poemas solares, efusivos e alegres. “Cada um de nós possui um estilo particular, mas há também uma coerência interna, algumas semelhanças marcantes “, destacou.

O livro é completamente independente e terá inicialmente uma tiragem de 300 exemplares. “Para conseguir custear a produção e lançamento do livro, estaremos iniciando nos próximos dias uma campanha de financiamento coletivo, um “crowdfunding, através do Catarse, que é um site, uma plataforma especializada nesse tipo de campanha. A ideia é muito simples: o sujeito vai lá, colabora com a quantia que quiser e puder, e em troca recebe o livro e algumas outras coisinhas que estamos preparando pra incrementar o projeto. Pra coisa dar certo, contamos com o apoio dos amigos, dos que têm interesse em poesia e dos que consideram importante apoiar a arte que é produzida na nossa região”, afirmou.

Em breve o livro será lançado em Lagoa da Prata, Formiga, Japaraíba e Belo Horizonte. “Posteriormente, organizaremos vários saraus de lançamento, provavelmente durante outubro e novembro. A ideia é difundir o livro por aí a partir de eventos com música ao vivo, leitura de poesia etc”, frisou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?