fbpx
jc1140x200

Amarílio Fernandes Sobrinho Neto

Foto: Agência Evoluti

Diretor do Hospital São Carlos, o médico Dr. Amarílio atua em Lagoa da Prata há quase dez anos. Ele nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde passou a maior parte da sua infância. Aos sete anos de idade, se mudou para Macaé, no litoral norte carioca, e lá viveu com os pais José Amarílio Cavalcante Fernandes e Arleth Azevedo Fernandes, e as duas irmãs mais velhas, Paula e Fernanda.

Os familiares são muitos, e o médico não esconde a felicidade ao lembrar-se dos encontros com tantos primos e primas, revelando as brincadeiras prediletas: futebol e pic-esconde. Saudade também das viagens que fazia com seus pais para visitar os parentes — os paternos em Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas; e os maternos em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Além da família, a amizade também sempre foi algo muito valorizado por Fernandes.

Cheio de disciplina, Amarílio sempre estudou em escolas particulares, a maior parte do tempo foi dedicada ao Instituto Nossa Senhora da Glória, Colégio Salesiano. Das disciplinas, a preferida era física, e ele nunca decepcionava os pais: no boletim, todas as notas altas. Quanto à sua personalidade, a sua fase juvenil mostrava os traços de quem vislumbra descobertas, marcas fortes de curiosidade, e de quem sempre está atrás de novas experiências.

Sem mencionar nenhuma dúvida da profissão que queria seguir, aos 18 anos Amarílio saiu de Macaé em busca do sonho de ser médico. A paixão pela profissão sempre o motivou a querer mais, foi quando ele prestou vestibular no Centro Superior de Valença, em 2003. “Escolhi Medicina, porque eu sentia que era mesmo minha vocação, pela compaixão e vontade de ajudar o próximo”, narrou.

“Escolhi Medicina, porque eu sentia que era mesmo minha vocação, pela compaixão e vontade de ajudar o próximo”

Durante o período da faculdade, Amarílio conheceu Lorena Bolina Fernandes, natural de Santo Antônio do Monte, que também estudava Medicina, e dela se enamorou. A formatura aconteceu em 2008, quando o médico estava com seus 23 anos de idade, e foi nesse período que ele serviu a Marinha do Brasil como médico, durante um ano.

Após dois anos de formado, já em 2010, Amarílio chegou a Lagoa da Prata. Na cidade, cresceu profissionalmente, tendo iniciado seus trabalhos aqui no Programa de Saúde da Família (PSF), como plantonista do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e de outros hospitais da região. Trabalhou também na Santa Casa de Santo Antônio do Monte, no Hospital Professor Basílio, em Moema, e no Posto de Saúde de Pedra do Indaiá.

Em 2012 casou-se com Lorena e neste mesmo ano assumiu a coordenação do PAM, atuando também como médico do Presídio da cidade. Um ano depois, em Janeiro de 2013, foi convidado para ocupar o cargo de diretor do Hospital São Carlos (HSC) e, desde então, trabalha com o intuito de tornar o local numa referência em saúde na região. “Ingressei no hospital São Carlos e ajudei a realizar o sonho do funcionamento da UTI. Com isso, estamos vendo o hospital crescer. Estamos batalhando, driblando as dificuldades que a saúde no nosso país vem enfrentando, principalmente no nosso estado, e mesmo assim, estamos conseguindo manter a unidade com bom padrão e resultados positivos”.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?