fbpx
jc1140x200

Alunos que desejam obter certificação de ensino médio ou fundamental devem fazer a inscrição até 18 de agosto

Foto: Divulgação / Reprodução da Internet

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) voltará a oferecer certificação dos ensinos fundamental e médio este ano. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, as provas serão aplicadas no dia 8 de outubro e as inscrições devem ser feitas de 7 a 18 de agosto. Com as mudanças anunciadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a função de certificação do ensino médio voltou para o Encceja, como ocorria até 2009. O Encceja é voluntário e gratuito.

O certificado reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do ensino fundamental ou do ensino médio. Já a declaração de proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Encceja.

A PROVA

Serão aplicadas duas provas: uma para quem deseja concluir o ensino fundamental e outra para o ensino médio. Serão 564 locais de provas distribuídos em todo o Brasil. Para as pessoas privadas de liberdade, será publicado um edital específico, com previsão para o dia 7 de agosto. Neste caso, as inscrições serão entre 21 de agosto e 1º de setembro, com aplicação das provas nos dias 24 e 25 de outubro.

No Encceja, cada área do conhecimento tem uma matriz de referência (documento que subsidia a elaboração da prova) composta por 30 habilidades. O Inep recomenda notas mínimas para as instituições certificadoras; para as provas objetivas, a nota mínima sugerida é de 100 pontos em cada, o que representa em média 50% das habilidades que a prova de cada área afere. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física ou linguagens, códigos e suas tecnologias, o participante deverá, adicionalmente, obter proficiência na prova de redação. Esta valerá 10 pontos, sendo a nota mínima sugerida pelo Inep de cinco pontos. As provas serão aplicadas em um único dia.

INSCRIÇÕES

Podem se inscrever pessoas com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da realização das provas que desejam a certificação do ensino fundamental. Aqueles que queiram pleitear a certificação do ensino médio terão que ter, no mínimo, 18 anos completos no dia  do exame. As provas serão aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e tarde. Cada avaliação será composta por 30 itens de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela elaboração das provas, gestão da aplicação e correção.

Para mais informações ligue: (37) 3281-7618 / 3281-7619

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?