Alessandro Carvalho - saiba as causas das cãibras musculares

Alessandro Carvalho – saiba as causas das cãibras musculares

As cãibras musculares são movimentos involuntários e frequentemente dolorosos (contrações) dos músculos.

Os grupos de músculos envolvidos com mais frequência são:

  • Parte posterior da parte inferior da perna/panturrilha (gastrocnêmio)
  • Parte posterior da coxa (isquiotibiais)
  • Parte frontal da coxa (quadríceps)

Cãibras nos pés, mãos, braços, abdômen e ao longo da caixa torácica são também bem comuns.

Considerações

As cãibras musculares são comuns e podem ser interrompidas com o alongamento dos músculos. O músculo com cãibras pode ficar rígido ou protuberante.

Netwise

Os espasmos musculares possuem diferenças em relação às contrações espasmódicas musculares, que serão vistas em um artigo separado.

Causas

As cãibras musculares geralmente ocorrem quando um músculo é sobrecarregado ou lesionado. Fazer exercícios físicos sem tomar líquidos (desidratado) ou quando se tem níveis baixos de minerais como o potássio ou cálcio, também pode deixá-lo mais suscetível a um espasmo muscular.

As cãibras musculares podem ocorrer ao jogar tênis ou golfe, jogar boliche, praticar natação ou qualquer outro exercício.

Os espasmos musculares podem também ser provocados pelas seguintes condições:

  • Alcoolismo;
  • Hipotireoidismo;
  • Insuficiência Renal;
  • Medicamentos;
  • Problemas metabólicos;
  • Gravidez.

Cuidados

Ao primeiro sinal de espasmo muscular, interrompa a atividade e tente alongar e massagear o músculo afetado. O calor relaxará o músculo quando o espasmo iniciar, mas gelo pode ser útil após o primeiro espasmo e quando a dor aumentar. A causa mais comum de cãibras musculares durante a atividade esportiva é a desidratação. Em geral, beber água alivia as cãibras. Entretanto, somente água nem sempre ajuda. Comprimidos de sais ou bebidas esportivas, que também repõem os minerais perdidos, podem ser úteis.

Outras dicas para aliviar as cãibras musculares:

  • Mude sua atividade física de forma a ficar dentro de suas capacidades.
  • Beba muito líquido ao se exercitar e aumente a ingestão de potássio (suco de laranja e banana são grandes fontes de potássio)
  • Alongue para melhorar a flexibilidade.

Temos grandes medicamentos homeopáticos para o tratamento de  cãibras.

 

Alessandro Carvalho de Sousa Terapeuta Homeopata CNT 31055/MG
Alessandro Carvalho de Sousa
Terapeuta Homeopata
CNT 31055/MG

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄