fbpx
jc1140x200

Alerta de febre amarela após macaco morto ser encontrado em Japaraíba

O animal foi encontrado na zona rural e foi levado para o Pará para que as análises sejam realizadas. O resultado deve ficar pronto dentro de 20 a 40 dias

A Prefeitura Municipal de Japaraíba divulgou hoje (31) uma nota sobre a provável aparição de caso de febre amarela no município. A suspeita veio a tona após o aparecimento de um macaco morto, que foi encontrado na zona rural do município. O animal foi recolhido e levado para um laboratório no estado do Pará, para a investigação. O resultado deve ficar pronto dentro de 20 a 40 dias, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A secretaria também informou que, apesar da morte do animal, ainda não foi registrado nenhum caso de febre amarela no município.

Leia abaixo a nota enviada pela secretária de saúde, Jordana Pereira Gomes

“Conforme o estado de Minas Gerais,em especial as regiões de Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni vem enfrentando um surto de febre amarela em primatas e humanos, nós, na região centro oeste estamos em alerta para a doença. Foi encontrado no último dia 25/01/17 por um morador um macaco de pequeno porte morto nas proximidades dá curva fechada do Veloso. O mesmo entregou o macaco para o serviço de epidemiologia em Japaraíba. No mesmo dia, foi encaminhado para a superintendência para avaliação das vísceras para saber se a causa morte foi por febre amarela. O laboratório responsável pela análise é a IEC e os mesmos têm até 90 dias para emitir o laudo. Estamos aguardando a resposta. Não temos casos em humanos, mas a secretária de saúde de Japaraíba está capacitada para orientar a população sobre a doença e a vacinação. Aproveito a oportunidade para alertar os cidadãos sobre a prevenção dá doença que é a vacinação e principalmente a eliminação de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois este é o transmissor dá doença! Fica aqui o apelo para que a população de Japaraíba elimine os focos de água parada para evitar a proliferação dos mosquitos que além de transmitir dengue,Zika,chikungunya,transmite também a febre amarela. Conto com a colaboração de toda a população”.

As doses da vacina contra a febre amarela estão disponíveis na Policlínica do Bairro São José, em Japaraíba. As vacinas são distribuídas das 7h às 12h e das 13h às 17h. Há ainda um horário especial que atende os trabalhadores, das 17h às 19h.

A doença

De acordo com a Fundação Fio Cruz, a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do “fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?