fbpx
jc1140x200

Agência Nacional de Águas analisa a situação do Velho Chico

A Agência Nacional de Águas (ANA) fará nova reunião de avaliação da situação do rio São Francisco à jusante do reservatório de Sobradinho, na Bahia, diante da prática de defluências reduzidas. Marcada para acontecer na sede do órgão federal, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (9.10), a partir das 9h, a reunião deverá conter ainda na sua pauta nova proposta do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) com relação a operação e a situação hidráulica no reservatório de Três Marias, localizado no Alto São Francisco, em Minas Gerais.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, deverá participar da reunião. Miranda tem insistido com o setor elétrico para que sejam feitas as devidas compensações pelas perdas ambientais provocadas pelo segmento no rio São Francisco. Além disso, o Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) também tem sido questionado quanto à apresentação de documentos referentes aos impactos ambientais provocados pela redução continuada de vazão no Velho Chico. Por outro lado, prefeitos de municípios da região do Alto São Francisco, a exemplo de Pirapora (MG), questionam judicialmente as decisões da ANA.

Desde 8 de abril de 2013, a ANA aplica a defluência mínima de 1.100 m³ por segundo à jusante de Sobradinho, com o argumento de que a redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração o atendimento dos usos múltiplos da bacia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?