fbpx
jc1140x200

AFA começa construção de sua sede própria

Foto: Arquivo Pessoal

A Associação Francisco de Assis (AFA) começou a construção da sua sede própria e está buscando apoio da população para doações de materiais e mão de obra. É uma obra muito importante para a cidade, pois a entidade hoje está funcionando provisoriamente na Estação da Fundação Futura, que emprestou o local para evitar a interrupção dos seus trabalhos. Fundada há quinze anos, a AFA beneficia hoje cerca de 400 crianças com projetos culturais, sociais, educativos e esportivos, desenvolvidos para a promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em especial para aqueles que se encontram em situação de risco social.

Segundo a coordenadora da entidade, Adriana Cristina, a AFA enfrenta dificuldades financeiras e está com uma dívida de seis meses de aluguel da casa onde funcionava antes, e quase um ano de contabilidade atrasada. Esses valores não foram quitados porque o governo não estava fazendo os repasses que correspondem a essas despesas dentro de um convênio. Além disso, as mudanças trazidas pelo Marco Regulatório do Terceiro Setor criaram novas regras para a assinatura de contratos entre o setor público e as organizações não governamentais que  dificultaram muito o funcionamento das entidades.

Os trabalhos da AFA são diversos, como aulas de balé, xadrez, desenho, artesanato, teatro, yoga, dança do ventre, karatê, capoeira, música. Existem algumas atividades também para as famílias, por exemplo, neste mês irá começar uma oficina de manicure e curso de culinária. E ainda convênios com escolas do município para aulas de xadrez, karatê e reforço pedagógico. A instituição se mantém com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é doação através do imposto de renda de pessoa física ou de empresas, e também por meio de doações recebidas da comunidade através da venda de artesanato e eventos realizados ao longo do ano.

O local da nova sede é no Bairro São José, na Dom Pedro Segundo, um lote que foi doado pelo município em 2014. “Recebemos esse terreno onde era a antiga quadra do bairro Glória, mas até então não sabíamos quando iríamos construir. Agora veio essa urgência, ficamos sem lugar, por isso estamos convocando toda a sociedade para nos ajudar”, diz e relata o engajamento de várias pessoas, para a obra que irá custar R$70.000,00, com três salas, uma cozinha, dois banheiros e uma varanda. “Já temos o projeto, feito pelo engenheiro Lauro Júnior voluntariamente; o valor de 30 mil reais que foi doação da família dos fundadores da AFA; A Apac já colocou à nossa disposição um pedreiro e um servente, a Feira do Amor também vai nos ajudar. Porém precisamos formar também alguns grupos de pedreiros que quiserem nos auxiliar fazendo mutirões e contamos com toda sociedade para contribuir com mão-de-obra e material”.

QUER AJUDAR?

Doações:

CAIXA (Banco 104)
Ag. 1382 – Conta 1429-5
Pela conta do SAAE
Ou ligue no telefone: 3261-2858 para mais informações

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?