fbpx
jc1140x200

Aeronave de Lagoa da Prata é a única produzida na região

Fotos:

Uma aeronave para duas pessoas, autonomia de voo de 6h e com alcance de 1.150 km. Essa é a ‘Agnus’, a única projetada e fabricada no Centro-Oeste mineiro, na cidade de Lagoa da Prata. A cidade, que tem uma história com a aviação devido aos encontros de aeromodelismo, agora conta com este modelo, muito maior que as miniaturas que costumam ser vistas por lá.

O sonho de construir uma aeronave no interior de Minas Gerais veio do antigo trabalho do proprietário José Antônio de Oliveira. Ele era coordenador da aviação agrícola de uma empresa e aos poucos se envolveu com a aviação desportiva, até chegar na criação da Agnus. “A ideia veio das conversas que eu tinha com um engenheiro sobre a possibilidade de produzirmos uma aeronave sofisticada e de preço acessível aos amantes da aviação, sem perder de vista conforto, desempenho e segurança”, contou José Antônio.

A aeronave da categoria LSA é produzida na cidade pela equipe da Agnus Aviação e o engenheiro aeronáutico Gustavo Artur.  Além do acabamento esmerado, a velocidade de cruzeiro é de 125 Mph.

Segundo o relações públicas da empresa, Walmir Braga, é importante para a região contar com uma aeronave deste porte. “Produzimos algo aqui no centro-oeste mineiro que é capaz de rivalizar no exigente mercado da aviação com os mais avançados concorrentes do setor”, salientou.

Para José Antônio, além da geração de emprego, a construção da Agnus expande os horizontes da cidade e da região para o mercado crescente da aviação. “Esse projeto é importante para uma cidade como Lagoa da Prata. Ele projeta a cidade neste setor tão concorrido e exigente, demonstrando a força do empresário local”, explicou.

O secretário de Turismo de Lagoa da Prata, Luiz Ricardo Lima Costa, acredita que a pista de pouso e decolagem de médio porte contribui com o turismo na cidade. “Lagoa da Prata tem um forte turismo por conta das belezas naturais da cidade. Com essa pista podemos receber também as aeronaves e aeromodelos, e isso também contribui para atrair turistas a cidade”, disse.

Em julho a Agnus participou da 15ª Expo Aero Brasil 2013 em São Jose dos Campos (SP) colocando o nome de Lagoa da Prata e da região no cenário aeronáutico. Em Lagoa da Prata existe uma associação dos aeromodelistas que realiza eventos para fomentar a paixão pelos aviões.

 

Fonte: G1.com

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?