fbpx
jc1140x200

Adolescente morre após ser atropelado por ônibus em Lagoa da Prata

Moradores afirmam que condutor do ônibus estava em alta velocidade e que houve atropelamento, assim como também foi registrado atropelamento pelo sistema do Samu; perícia foi acionada e laudo ainda será divulgado.

Karine Pires e Rhaiane Carvalho

Por volta das 8h14 da manhã desta terça-feira (27), um adolescente de 14 anos, foi atropelado por um ônibus em Lagoa da Prata. O acidente ocorreu nas proximidades do Bairro Chico Miranda, na Rua Vereador Chico Ferreira. Conforme informações da Polícia Militar (PM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambos estiveram no local após serem acionados, mas os registro da ocorrência tiveram divergências. O Samu aponta atropelamento, já a PM usou o termo “colhido por um ônibus” e registrou o ocorrido como acidente.

A redação esteve no local e conversou com moradores para saber o que aconteceu e todos informaram que o condutor estava em alta velocidade.

Samu

A Central de Regulação do Samu Oeste recebeu um chamado às 08h17 desta terça-feira (27), para se dirigir até o local do acidente na Rua Vereador Chico Ferreira, Bairro Chico Miranda. Ao chegar no local, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) identificou que o jovem já estava morto.

Em nota, o serviço ressaltou que não foi especificado no prontuário por qual veículo o garoto foi atropelado.

Polícia Militar

Também por meio de nota, a Polícia Militar informou que o adolescente estava descendo a Rua Rita Faria Nunes de bicicleta e, ao passar pelo cruzamento com a Rua Vereador Chico Ferreira, foi “colhido” por um ônibus. Apesar de citar o termo colhido, moradores relatam que houve o atropelamento.

Moradores relatam o que viram no local

Um morador, que não quis se identificar, informou o que viu. “Estava na varanda da casa com minha filha, quando escutei a freada do ônibus e um barulho muito forte, e o menino caiu no chão. Eu liguei pro Samu na hora, liguei duas vezes, o telefone deles não funcionava, eu liguei pra polícia e a polícia foi atrás do Samu e eles gastaram 27 minutos pra chegar aqui e na hora que chegaram aqui, o rapaz já estava morto,” relatou.

“O ônibus não estava parado, tanto que tem o sinal da freada porque ele freou. O menino bateu e foi lançado pro outro lado da rua”, disse o morador.

O homem mostrou as marcas da freada do ônibus e apontou ainda que, o veículo poderia não estar regulado, pois há marcas só de um lado do pneu.  Confira no vídeo feito pela reportagem as marcas do freio do ônibus até o local que o jovem foi arremessado.

 

Sobre a sinalização, o morador diz que o local tinha que ter quebra-molas. “Tinha que ter, não é a primeira vez que esse ônibus passa aqui nessa toada, são muitas vezes que ele já passou aqui correndo que nós já relatamos algumas vezes e nunca teve acidente com vítima dessa forma, mas já teve vários acidentes aqui”, informou o morador.

Nossa redação conversou com dois moradores e um deles afirmou que a Prefeitura não dá conta de sinalizar tudo e que isso aconteceu devido à irresponsabilidade do motorista.

“O motorista independente de ter sinalização ou não, tem que ter responsabilidade no trânsito. Por mais que aqui é uma área urbana, mas e se fosse na área rural? Se tivesse acontecido a mesma coisa? Se ele tivesse devagar talvez isso não acontecesse. Mas isso foi um alerta para os outros motoristas. A sinalização é sempre boa pra cidade, mas acho que hoje é muito difícil né?!”

Outro morador que também não quis se identificar, afirmou que já conversou duas vezes com o motorista para dizer sobre a alta velocidade que o ônibus passava na rua, pois ele tem filhos e tem medo de que isso aconteça com os filhos dele. O morador ainda afirmou que os motoristas transitam embalados, pois a rua é próxima a rodovia.

A perícia técnica da Polícia Civil foi acionada pela PM, após ter tomado conhecimento dos fatos. O corpo foi liberado para a funerária e a família. O resultado da perícia apontará, de fato, o que ocorreu no local. 

Indignação

O vereador Waldecir Cândido, mais conhecido como “Cici”, publicou um vídeo nas redes sociais fazendo um apelo para o poder público de Lagoa da Prata, por menos burocracia e mais agilidade na aprovação de requerimentos que viabilizem a construção de quebra-molas e outras sinalizações em vias da cidade. O vereador ainda informou que houve dificuldades dos moradores ao acionar o Samu.

Como citado anteriormente, o serviço demorou cerca de 27 minutos para chegar até o local, até que, por mobilização dos próprios moradores, fosse solicitado à Polícia Militar que buscasse a equipe para fazer o atendimento do jovem que estava agonizando no local. Clique aqui e confira o pronunciamento do vereador.

Em nota, o Samu informou que em relação às ligações para o número 192 não estarem chegando corretamente à Central de Regulação, já foi repassado ao setor responsável, que é o de Tecnologia da Informação e estão em apuração junto à operadora. A instituição pediu colaboração da população que ligou e não conseguiu falar na Central, para que entre em contato através do número (37) 9 9921-4163, para que o Samu possa ter mais dados para averiguação do que ocorreu.

Quanto ao deslocamento da polícia até a Base Descentralizada do Samu em Lagoa da Prata, foi devido os policiais também não estarem conseguindo realizar a ligação para o 192. Assim que a situação foi repassada para a equipe, os socorristas imediatamente entraram em contato com a Central de Regulação, conforme protocolo, e seguiram para o atendimento.

Vale destacar e orientar a população que todas as ligações são recebidas na Central de Regulação que fica em Divinópolis, e deste local as ocorrências são enviadas para as equipes que ficam em Bases Descentralizadas do Samu, espalhadas na região Oeste. Todo o contato da Central de Regulação com as equipes é feito via smartphone (um aparelho com o sistema de comunicação especial via internet e satélite para que não haja perda de sinal), então durante um atendimento, quando um dos socorristas estiver com o aparelho na mão, faz parte do trabalho.

Posicionamento da empresa

A reportagem do Jornal Cidade tentou contato com a empresa Transportes União por diversas vezes ao longo da manhã e tarde desta terça-feira (27), mas sem sucesso. Em uma chamada, o atendente disse que o gerente estava almoçando e em outra, após identificarmos a ligação ao atendente, informando que se tratava da reportagem do Jornal Cidade, ele desligou o telefone. O espaço continuará aberto caso a empresa, caso queira se manifestar posterior sobre o fato.

A Biosev, que é contratante da empresa Transportes União, afirmou em nota que prestará todo o apoio à família da vítima. Confira a nota na íntegra:

“A Biosev lamenta informar que tomou conhecimento na manhã de hoje (27) da ocorrência de um acidente envolvendo um ciclista e um ônibus de um prestador de serviços contratado para a realização do transporte dos seus colaboradores na cidade de Lagoa da Prata. Infelizmente, o ciclista não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A Companhia lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que está apoiando as autoridades competentes na investigação e nos esclarecimentos dos fatos, bem como acompanhando junto à empresa contratada a prestação do suporte e apoio necessários à família do ciclista neste momento”.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?