ACE/CDL trouxe Fred Rocha para seus associados

ACE/CDL trouxe Fred Rocha para seus associados

Foto: Lindomar Fotógrafo

A Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa da Prata (ACE/CDL) promoveu para seus associados uma palestra sobre vendas, na noite do último dia 29, no Buffet da Divina Gula. O evento faz parte do programa Grandes Líderes/2018, em que são realizadas grandes reuniões com o intuito de aprimorar o conhecimento dos empresários da cidade, juntamente com seus colaboradores. Com o título Pense Fora do Negócio, a palestra foi ministrada por Fred Rocha, em um tom muito descontraído e em meio a um coquetel, tendo na plateia cerca de 200 pessoas. A abordagem desse tema foi para motivar os participantes a “fugirem da rotina”, com sugestões de técnicas que fazem com que a pessoa enxergue sua empresa pelo lado de fora, sem sair necessariamente do negócio.

Fred Rocha é especialista em varejo, pesquisador, e autor do livro ManUAU do Novo Varejista, foi eleito duas vezes profissional de marketing, é fundador do Projeto Varejo Show, e já fez diversas viagens internacionais em busca de ideias e modelos de negócios. Durante sua apresentação, Fred explicou que as novas tecnologias geraram uma revolução na maneira de vender, e que para se manter hoje no mercado é preciso não apenas administrar, mas empreender e olhar de fora do negócio: “Nós, comerciantes, aprendemos com os nossos avós, que aprenderam com a geração anterior, a abrir a loja, a colocar produtos para vender e a esperar o cliente entrar. Porém, agora que ele não entra mais, parece que tudo perdeu o sentido”, disse.

De acordo com Rocha, o esforço e as estratégias usados até este momento não serão os mesmos necessários para levar os negócios para o futuro. “Para reverter esse cenário mundial, o varejista terá que rever sua passividade e, definitivamente, ir buscar seu cliente, oferecendo muito mais que produtos e serviços. Este novo varejista não se preocupa mais com prédios próprios ou estoques gigantescos, ele se preocupa com as pessoas, e começa por aquelas que estão ao seu lado, no dia a dia do trabalho, os seus funcionários que passam a ter uma função prioritária no sucesso do negócio”, ensinou.

Sobre inovações, o especialista reforçou o cuidado com o consumidor: “O cliente não quer comprar produtos! Ele quer que você resolva seus problemas. O que importa hoje não é mais ter apenas a loja aberta. É atender o cliente em qualquer lugar. Para isso, é preciso investir no que é intangível, no que não se ‘pega’. Inovação não se pergunta, se impõe. Precisamos fazer algo que já existe, de maneira diferente, buscando solucionar o problema de outra pessoa”, destacou, e citou as experiências da Amazon Dash Button, mostrando soluções práticas, como um botão que quando ativado faz a encomenda direta de produtos  na Amazon e a entrega é feita em domicílio.

O presidente da ACE/CDL, Paulo Roberto Agostinho Pereira, discursou na abertura do evento e contou as novidades sobre os projetos da associação, reforçando seus compromissos com o empresariado de Lagoa da Prata e Moema: “Estamos começando agora o segundo semestre, no final do ano teremos a campanha Comprar em Lagoa é Uma Boa. Novamente distribuiremos mais de R$ 100 mil em prêmios, e continuaremos com a premiação final de R$ 10 mil para o grande vencedor. É uma campanha muito interessante e convido todos a participarem”. Paulo Roberto ainda aproveitou para anunciar a realização do troféu As 100 Melhores Empresas de 2018: “É a única premiação realmente democrática da cidade, e não tem nenhum tipo de retorno financeiro para a Associação Comercial. Utilizamos todos os recursos que se arrecada e devolvemos para o empresário em forma de marketing e em uma glamourosa homenagem”, pontuou.

Quanto aos projetos para aumentar a capacitação nas empresas, o gestor disse que a ACE/CDL está em vias de novas e grandes parcerias: “É essencial trazermos aqui pessoas com conhecimento de mercado, que possuem experiências que não temos para contribuir, fazendo a comunidade empresarial de Lagoa da Prata cada dia mais forte. Trabalhamos para capacitar e ampliar o conhecimento das pessoas e qualificar a mão-de-obra. Firmamos convênios com diversas faculdades, como a Una Bom Despacho, Newton Paiva, Puc Arcos, Pitágoras Divinópolis e Unopar. Ainda temos a oferta dos MBA’s. Está em curso o de Gestão de Pessoas, do Senac. Logo iniciaremos o MBA da Funpec, que terá professores da USP. Nunca investimos tanto em conhecimento”, finalizou Paulo, que ainda agradeceu e reforçou o quanto é importante as parcerias com Sicoob Lagoacred e Sicoob Crediprata.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄