ACE/CDL de Lagoa da Prata testará empresários e colaboradores para conter o avanço da Covid-19 na área comercial da cidade

ACE/CDL de Lagoa da Prata testará empresários e colaboradores para conter o avanço da Covid-19 na área comercial da cidade

A entidade reiterou que o objetivo é conter a contaminação e a proliferação do vírus pelo comércio local, contribuindo para o achatamento da curva e afastando a necessidade de novas medidas de restrição na cidade.

Nesta quinta-feira(25), a Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL) de Lagoa da Prata comunicou por meio de nota que irá fornecer testes rápidos para Covid-19 (Sars-Cov-2) para empresários e colaboradores das empresas, indústrias e comércio da cidade.

De acordo com a entidade, a medida possibilitará que aproximadamente 5.000 pessoas sejam testadas, possibilitando assim que qualquer associado que deseje fazer o exame, mesmo sem pedido médico ou sintomas graves, poderá fazê-lo mediante ao pagamento de R$100, preço de custo dos testes.

A entidade reiterou que o objetivo é conter a contaminação e a proliferação do vírus pelo comércio local, contribuindo para o achatamento da curva e afastando a necessidade de novas medidas de
restrição na cidade.

Sobre os tipos de testes e como eles funcionam

A nomenclatura “Ig” se refere a sigla para a imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpos produzido pelo sistema imunológico contra um agente invasor. Já a IgM e IgG, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos testes atuais indicam se a pessoa esteve em contato com o vírus e também em que estágio de contaminação ela se encontra. Importante lembrar que estes tipos de testes devem ser feitos após dez dias dos primeiros sintomas, de acordo com as autoridades de saúde.

Os testes podem apresentar resultados positivos e negativos, em casos positivos são fornecidos 3 tipos de resultados:

  • IgM Positivo indica que o paciente está ou foi infectado recentemente e a doença ainda se encontra em uma fase aguda. Neste caso, o paciente deve ser isolado.
  • IgG Positivo indica que o paciente esteve infectado, já está fora da fase aguda da doença, está possivelmenteimunizado e não precisa entrar em isolamento.
  • IgM e IgG Positivos indicam que o paciente está na fase de transição, saindo da fase aguda.

Segundo a ACE/CDL, os testes serão adquiridos por um renomado laboratório sul-coreano, ao invés dos testes
chineses, por terem confiança no fornecedor, que atua no Brasil há 20 anos e que se destaca no mercado pelos testes de Hepatite e HIV.

Quando os testes estarão disponíveis e como será a testagem

Os exames estarão disponíveis a parte do dia 1º de Julho de 2020 e serão realizados no consultório médico que a associação já possuía para o serviço de medicina do trabalho. Os pacientes serão atendidos através de um agendamento prévio. Caso haja empresas que desejem testar um número maior de colaboradores, uma equipe será deslocada até a empresa para evitar aglomerações.

Os procedimentos de coordenação técnica serão feitas por um bioquímico que também é membro do ACE/CDL e que segundo a entidade, possui experiência em exames laboratoriais. O serviço será ofertado apenas aos associados da ACE/CDL de Lagoa da Prata.

Na nota divulgada, o presidente da associação José Raimundo Rezende afirmou que esta medida vem sendo trabalhada pela entidade desde o início da pandemia e que a testagem em massa em outros países demonstraram resultados positivos no combate á Covid-19.

“Desde o princípio desta pandemia, temos nos desdobrado para proteger as pessoas, os negócios e os empregos em Lagoa da Prata, com muita responsabilidade. Nada é mais importante que a saúde das pessoas, mas é nosso dever buscar soluções que ajudem os empresários a passarem por este período com o menor impacto possível. E temos feito isso. Esta iniciativa segue os dados que mostraram que países nos quais em que testes em massa foram feitos a doença foi melhor controlada. Isso só reforça o nosso compromisso de ajudar os empresários a continuarem operando e garantir que isso não prejudique o nosso quadro de saúde pública. O equilíbrio é possível e vamos persegui-lo. ”

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄