fbpx
jc1140x200

Academia Lagopratense de Letras realiza Concurso de Poesia

 

A Academia Lagopratense de Letras realizou no dia 30 de outubro a premiação dos finalistas do X Concurso de Poesias. O evento aconteceu no Centro Cultural Hilde Shmdit (Teatro da Embaré).

No local, estiveram presente os acadêmicos, diretores, professores, alunos, pais e familiares dos finalistas e convidados.

A abertura foi realizada pelo cerimonialista acadêmico Sebastião Camilo Borges.  Os alunos do Colégio Águia de Prata executaram e cantaram o Hino Nacional, com a instrução do professor de Música Juliano.

A Presidente da ACADELP, Maria do Rosário Fátima de Bessas, e a idealizadora do Concurso de Poesia, Adircilene Lerida Batista e Silva, falaram sobre a importância de incentivar os valores artísticos e o crescimento da Literatura em Lagoa da Prata.

O acadêmico José Eustáquio de Moraes também declamou o poema de sua autoria “Os Escritores nos Bastidores”.

Encerradas as apresentações artísticas, deu-se início à chamada das categorias vencedoras, onde a leitura dos primeiros lugares foi feita pelos próprios autores. Aos 1º Lugares foram entregues, pela presidente Maria do Rosário, troféus doados pelo acadêmico Glayco Firpe e cestas com produtos Embaré, doados pela empresa; aos 2º e 3º Lugares foram entregues por Adircilene, Fabrício Gontijo e demais acadêmicos presentes, medalhas de Honra ao Mérito, e livros. A todos os participantes foram entregues certificados de participação.

 

Confira a lista dos premiados:

 

CATEGORIA INFANTIL I

 

1º Lugar- Meu Gatinho: Vinícius Augusto Silva – E.E. DonaTilosa – Professora Carla Rodrigues Ferreira Cota

2º Lugar – Minha Família: Pedro Henrique Gonçalves – E.M.Ângelo Perilo – Profª: Núria Maria Gontijo

3º Lugar – Natureza: Davi Braga Oliveira – E.M Dr. Jacinto Campos – Profª Juliana de Azevedo Cota de Almeida

 

CATEGORIA INFANTIL II

 

1º Lugar- Palhaçada: Núbya Miranda Silva – E.E.Chico Rezende – Profª Adircilene Lerilda Batista Silva

2º Lugar- A minha Infância: Ana Cláudia Moraes de Oliveira – E.E.Virgínio Perillo –  Profª Ana América

3º Lugar- Quem sou eu? : Leonardo Fonseca de Souza – E.E.Chico Rezende

 

CATEGORIA INFANTOJUVENIL

 

1º Lugar- O Efeito: Tamires Júlia Amara l – E.E Nsa.Sra. de Guadalupe – Profª – Helena Serapião

2º Lugar – Somos Todos Brasileiros: Leandra Maria Diniz Batista Leite – Colégio Águia de Prata – Profª.Ana América

3º Lugar – Segredo: Larissa Rezende Nunes Cardoso – E.E.José Teotônio de Castro – Profª. Márcia Aparecida Meireles

 

CATEGORIA JUVENIL

 

1º Lugar – Sonhos Noturnos: Alanne Ferreira Castro  – E.E. Nsa. Sra. De Guadalupe – Profª Lázara Aparecida Ferreira Bento.

2º Lugar – Bloqueio Sentimental: Camila Cristina de Moura Abreu – E.E.Nsa..Sra.de Guadalupe – Profª.: Emília Aparecida Pereira.

3º Lugar – Em busca do seu Eu: Ana Luiza Modesto Silva – E.E.Monsenhor Alfredo Dohr – Profª  Adriana Eugênia Silva Juscelino

 

CATEGORIA INDEPENDENTE

 

1º Lugar- Silenciosa Explosão: Darly Domingos de Castro

2º Lugar- Poesia: Adriana Eugênia Silva Juscelino

3º Lugar- Direção: Éricka Batista dos Santos.

 

No quesito Menção Honrosa também foi homenageada a Bibliotecônoma Fátima das Graças César em reconhecimento ao seu trabalho em favor da Literatura e aos relevantes serviços prestados à comunidade lagopratense, à frente das Escolas e Bibliotecas do Município. Após a leitura de sua biografia, Fátima recebeu o troféu das mãos da idealizadora do Concurso de Poesias, Adircilene L. Batista e Silva.

Também foram chamados ao palco os alunos das Escolas Estaduais de Lagoa da Prata (vencedores em etapa Municipal), e um deles, Helder de Almeida Pedrosa, seguindo para a Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Português.

 

Confira os homenageados:

 

Em nível Municipal: Katiane Estefani Vieira dos Santos, da EM Monteiro Lobato, aluna da professora Adircilene Lerilda Batista e Silva, com a poesia “O Lugar onde vivo”.

 

Em nível Municipal: Filipe de Oliveira Miranda, da E.E Nossa Senhora de Guadalupe, aluno da professora Lázara Aparecida Ferreira Bento, com o artigo de opinião  “Mudar é Preciso”.

 

Em nível Municipal: Pedro Henrique Oliveira Santos da E.E José Teotônio de Castro, aluno da professora Eliana Aparecida Lacerda Lobato com as Memórias: “A Magia do Milho”.

 

Em nível Municipal e seguindo para o nível Estadual: Helder de Almeida Pedrosa, da E.E Monsenhor Alfredo Dorh, aluno da professora Adriana Eugência Silva Juscelino com a crônica: “A Dívida do Gato”.

 

FOTOS: MICHELE PACHECO

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?