fbpx
jc1140x200

‘Abram espaço que o povo negro está chegando para celebrar a festa do Santo Rosário’

Há 109 anos, Reinado de Lagoa da Prata colore as ruas da cidade, celebra a fé e nos conta uma história de libertação.

Lagoa da Prata se prepara para uma das festas mais tradicionais cultural e religiosamente falando, o Reinado, também conhecido por congado. A festa, que completa 109 anos no município, acontecerá de 2 a 5 de setembro, e reunirá centenas de devotos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Os festejos religiosos do Reinado fazem parte da cultura de mais de 300 municípios mineiros, de acordo com o setor de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais.

A festa reúne em Lagoa da Prata vários congadeiros de Luz, Esteios, Estrela do Indaiá, Dores do Indaiá, Formiga, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Carmo da Mata e Divinópolis. Essa é uma festa popular que recebe pessoas de todas as classes, cores, cidades e idades.

Segundo um dos organizadores, César Silva, que, em suas palavras, participa do Congado desde quando estava no ventre de sua mãe, a festa, atualmente, reúne pessoas de várias etnias, mas traz em si a história do povo negro.

“Eu posso dizer que eu sou de sangue de pessoas que são fundadoras da festa. Em 23 de fevereiro de 2002, numa celebração religiosa na Praça do Rosário, fui coroado Rei de São Benedito, Rei de Angola e Rei Preto. Foi um prazer muito grande pra mim, estou até hoje dentro desta irmandade, amo o congado, amo estar à frente e lutar pelo meu povo negro e congadeiro”, comenta.

Emocionado, ele conta que vive e respira o congado muito além dos quatro dias da festa: “Eu vivo o congado 365 dias no ano. Trabalho incansavelmente para organizá-la, para ela ficar bem bonita. Para que todos venham ver o povo pelas ruas festejando. Nestes quatro dias, os negros, e as diferentes etnias que participam do congado, se tornam um povo africano, porque a verdadeira história do congado é contada e é feito pelo povo negro. Os verdadeiros líderes do congado são o povo negro”.

César comenta que o congado mostra a fé crista do povo negro, o jeito de evangelizar o próximo e de mostrar que são livres, com vez e voz. “Nós somos um povo igual a todos, brancos, mestiços, indígenas e amarelos. O congado mostra que somos um povo descendente do continente africano, no qual éramos reis e rainhas, antes de sermos escravizados’, acrescenta.

“Temos a história, às vezes dói na alma lembrar o sofrimento dos nossos antepassados, mas ficou para trás. Hoje o que nos dói na alma é o preconceito racial que ainda existe. Mas, mesmo assim, abram espaço que o povo negro está chegando com sua corte negra, seus reis e rainhas, para festejar este Santo Rosário”, finaliza o congadeiro.

O Congado

Congada, congado, congo ou Reinado, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana.

Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?