fbpx
jc1140x200

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 44° FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO

O maior festival de música do Brasil está com inscrições abertas. Serão distribuídos R$ 220 mil reais em prêmios, além do cobiçado troféu Lamartine Babo. Durante o 44° Festival Nacional da canção acontecerá, também, o 5° Festival Nacional da Cultura, uma oportunidade para o público assistir, de graça, apresentações de dança, teatro, música erudita e instrumental. Neste ano, em que o FENAC completa 44 anos, o candidato pode inscrever quantas músicas quiser desde que elas sejam em português, inéditas e originais. Ou seja, as canções não podem ter sido distribuídas comercialmente, nem lançadas por gravadoras com selo e registro do ECAD.

Os requisitos serão avaliados tanto na parte musical quanto nos versos. Músicas que já foram classificadas em outras edições do evento, mas que não foram premiadas também podem participar, até no máximo duas vezes. Todas serão avaliadas por uma comissão técnica que selecionará 140 para as etapas classificatórias. Seis importantes cidades mineiras irão sediar o festival. As fases eliminatórias serão realizadas nos dias 1 e 2 de agosto, em Extrema; 8 e 9 de agosto, em Formiga; 15 e 16 de agosto, em Varginha; 22 e 23 de agosto, em Guapé ; 29 e 30 de agosto, em Três Pontas. Para encerrar, as semifinais e a grande final em Boa Esperança, cidade berço do FENAC nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Para participar do 44° Festival Nacional da Canção é simples, não existem restrições ao estilo musical e a inscrição custa apenas R$10,00. Elas podem ser feitas pela internet no site>www.festivalnacionaldacancao.com.br ou pelo correio. O endereço é Rua Belo Horizonte, 224, Jardim Andere – CEP 37.006-370 – Varginha – MG.

A comissão julgadora será formada por músicos, compositores, críticos musicais, escritores, artistas e jornalistas escolhidos pela comissão organizadora do festival. Além dos prêmios aos vencedores o 44° Festival Nacional da Canção oferecerá ajuda de custo aos participantes. As inscrições terminam no dia 7 de junho de 2014. Se efetuadas pelo correio elas deverão chegar à sede do festival até esta data, não será considerada a data de postagem. O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. Outras informações no site: www.festivalnacionaldacancao.com.br Acesse também no you tube: CanalFenac O Festival O festival iniciou no Sul de Minas, em 1971, como Festival da Canção de Boa Esperança.

A ideia surgiu a partir do sucesso dos festivais da TV Record. Na época, era a oportunidade de manter tradições e garantir espaço para os novos artistas. Também uma oportunidade para os compositores demonstrarem seus sentimentos por meio da música, principalmente o inconformismo com a situação política brasileira. O problema, é que todas as músicas inscritas tinham que passar pela censura e muitas delas eram vetadas. Foi ai que o festival deixou sua história marcada. Como a censura era realizada em Belo Horizonte e não existia fiscalização durante o evento em Boa Esperança, o festival passou a “burlar” os censores, modificando apenas os títulos das músicas vetadas pela comissão. Hoje a história mudou. O talento ganhou espaço e o palco é livre para o protesto e para a música de qualidade, de todos os estilos. Em 2005, o Festival da Canção de Boa Esperança se reinventou e se transformou no Festival Nacional da Canção passando a ser realizado em outras cidades e gerando mais oportunidade aos compositores e intérpretes de todo o Pais. Ao mesmo tempo O FENAC, que tem o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Rouanet, ampliou também suas apresentações levando mais do que novas trilhas musicais para o público das cidades que recebem o evento. Por meio do Festival Nacional da Cultura, que acontece simultaneamente, o evento ganhou as ruas com mostras culturais diferentes como teatro, mágica, dança, música erudita e instrumental.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?