fbpx
jc1140x200

A produção industrial de Minas Gerais recuou 2,5% em março

A produção industrial de Minas Gerais apresentou um recuo de 2,5% em março, a segunda maior taxa negativa entre as regiões pesquisadas, atrás apenas do Ceará (-3,1%), e seguida por Paraná (-2,3%) e Pernambuco (-2,2%). Houve recuo em cinco dos quatorze locais pesquisados.

Os resultados recentes, tanto para Minas Gerais quanto para o Brasil, mostram um padrão de irregularidade, com alguns meses de crescimento seguidos por quedas, mas com resultados ultimamente mais expressivos na direção do recuo. Nos últimos 15 meses, foram nove resultados negativos em Minas Gerais e nove também no Brasil (tabela 1).

Tabela 1 – Variação percentual em relação ao mês anterior, série com ajuste sazonal – Brasil e Minas Gerais

destac - k

Em  comparação com o mesmo mês do ano anterior, a atividade industrial mineira recuou 9,7%, uma das onze taxas negativas dentre os quinze locais pesquisados, a décima segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de confronto, apesar de ser menor que a do mês de fevereiro de 2015 (-10,5%).

A principal influência negativa sobre a média global da indústria mineira foi observada no setor de máquinas e equipamentos (-36%) e de fabricação de bebidas (-28,5%), decorrentes da menor produção de tratores, escavadeiras, aparelhos de ar condicionado para veículos, dentre outros e refrigerantes,
respectivamente.

Outros recuos importantes foram observados no setor de veículos automotores (-25%), de produtos de minerais não metálicos (-11,7%) e de metalurgia (-8,5%). As contribuições positivas sobre o total da indústria nesse mês vieram do setor de produtos do metal (3,6%), produtos alimentícios (2,6%) e produtos
do fumo (4,3%).

No índice acumulado em 12 meses – taxa anualizada, o resultado foi uma queda de 5,5%, décimo segundo resultado negativo consecutivo e manteve a trajetória descendente iniciada em abril de 2014. A maior contribuição para o resultado negativo no estado veio da atividade de Fabricação de veículos automotores, reboques e carroceria, com queda de 24% contra 20,1% no Brasil (tabela 2). O Gráfico 1, com os resultados anualizados, mostra a perda de dinamismo no setor industrial no estado e no Brasil.

Gráfico 1 – Taxa anualizada – variação percentual acumulada nos últimos 12 meses, Brasil e Minas Gerais.

j l

Tabela 2 – Resultados das atividades industriais (%) em Minas Gerais e no Brasil, março de 2015 (em vermelho os resultados negativos)

12

Por: IBGE MG

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?