fbpx
jc1140x200

A canoa

Você tem um Plano B para a sua vida? Já pensou em algo que possa fazer caso o desemprego o assombre nos próximos dias? O que aprendeu recentemente? Está em busca de conhecimento constantemente? E se a canoa virar, colocará a culpa na Maria, que não soube remar? Se as perguntas provocaram intrigas em seus pensamentos está na hora de planejar mudanças no seu destino, porque a situação está ruim até para os peixes do mar.

A economia no País está tensa e isso assusta, não é mesmo? Dá medo do que pode vir a acontecer, pois não existem respostas prontas no mercado. Contudo, sobram dúvidas. Cruzar os braços e esperar o tempo resolver tudo? Rezar e pedir proteção aos santos das causas impossíveis e urgentes? Exigir mudanças na política? Difícil concluir algo nesse cenário nebuloso. Porém, há uma certeza. É preciso refletir sobre a afirmativa repetida nas rodas do boteco: “é na crise que se cresce”. Se ela bateu à sua porta ou ainda não te preocupa, prepare-se: o mundo está se transformando. E o que você fará?

Uma parábola produzida por um anônimo, que circula na Internet, pode estimular uma motivação para as ações que devem ser tomadas atualmente com foco no futuro. Diz a narrativa:

“Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:

– Companheiro, você entende de leis?

– Não! Respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido:

– É pena, você perdeu metade da vida.

A professora, muito social, entra na conversa:

– Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?

– Também não, respondeu o humilde homem.

– Que pena! Você perdeu metade de sua vida!

Nisso chega uma onda muito forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta:

– Vocês sabem nadar?

– NÃOOOOO! Responderam eles rapidamente.

– Então é uma pena, encerra o barqueiro, dizendo:

– Vocês perderam toda a vida.”

Ao finalizar o texto, o autor também dá a lição: “não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo diferente para ensinar. Ninguém sabe de tudo. Todos os dias temos algo novo para aprender”.

Por isso, pense e comece a agir. Não espere as intempéries acontecerem para que você tome uma atitude. Coloque um propósito como desafio e encare-o com disciplina, com paciência, com força de vontade, com dedicação. Deseje aprender algo desconhecido, que te trará prazer, simplesmente, para que tenha uma carta curinga para facilitar o jogo.

Infelizmente, a crise é para todos. Chorar e reclamar não contribuirão em nada. Para enfrentar este doloroso momento, espera-se que haja, ao menos, crescimento, sobretudo, na área do seu próprio conhecimento ou outros que deseje adquirir. Todavia, ele não brota na terra. Deve-se buscá-lo em cursos, em leituras, em vivências sociais.

Sabedoria é um grande remédio para os males do mundo. Usada em doses certas, não haverá surpresas desagradáveis. Saiba que a atualidade necessita de múltiplas habilidades, de profissionais com funções variadas, de pessoas com diferenciais. Urge a criação de planos B, C, D etc. Conclui-se, portanto, com as sábias palavras de Charles Darwin, ao mostrar o que é a Teoria da Evolução: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança”.

Juliano Azevedo

Jornalista, Chefe de Redação da TV Alterosa/SBT Minas, Mestrando em Estudos Culturais Contemporâneos pela

14/10/2013. Credito: Marcos Michelin/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Reporteres TV Alterosa - Reporter Juliano Azevedo.
14/10/2013. Credito: Marcos Michelin/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte – MG. Reporteres TV Alterosa – Reporter Juliano Azevedo.

Universidade FUMEC, Professor de Redação Publicitária na Faculdade INAP, Escritor e Palestrante.

Blog: www.julianoazevedo.blogspot.com

Twitter: @julianoazevedo

E-mail: [email protected]

Instagram: @julianoazevedo

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?