fbpx
jc1140x200

645 empresas foram formalizadas em Lagoa da Prata no ano passado

Neste aumento, a predominância é para o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, seguido de empresas de prestação de serviço

De mãos dadas com a maioria dos mineiros, os lagopratenses estão investindo cada vez mais na abertura de novos negócios. Segundo o Coordenador da Sala Mineira do Empreendedor e do Sine de Lagoa da Prata, Lucas Gontijo, 645 empresas foram formalizadas em Lagoa da Prata. Neste aumento, a predominância é para o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, seguido de empresas de prestação de serviço. “A incidência de empreendedores, por incrível que pareça, cresceu muito devido a presença do desemprego, que moveu o trabalhador na busca de alternativas para geração de renda. Foi aí que a formalização, como Micro Empreendedores Individuais deu a esta classe a possibilidade de empreender com segurança e, principalmente, sobre o amparo da seguridade social. Por outro lado, depois de tanta turbulência e insegurança, o mercado econômico vem retomando a confiança, e isso influencia diretamente na decisão de abrir um negócio próprio, ou até mesmo ampliar o empreendimento”, explica Lucas, e acrescenta: “mudanças na legislação, como a regulamentação da terceirização da atividade fim também podem ser responsáveis pelo crescimento do empreendedorismo, e claro, a presença maciça das cooperativas na nossa cidade”.

Lucas Gontijo de Melo – Coordenador da Sala Mineira do Empreendedor e do Sine de Lagoa da Prata

Em compensação, foi dado baixa em 292 empresas no ano de 2016 e, em 2017, foram 623, incluindo neste ano o cadastro de pessoa física. “Damos suporte através da Sala Mineira do Empreendedor, uma parceria entre Prefeitura, Sebrae e Junta Comercial. A Sala Mineira do Empreendedor de Lagoa da Prata foi a 3ª unidade no Estado de Minas a ser instalada, justamente pela pujança do empreendedorismo no Município e pela Administração do Município reconhecer a importância no apoio ao Desenvolvimento local”.

VANTAGENS

Michael Douglas e sua esposa, Érica de Souza, são preparadores físicos e inauguraram recentemente o Studio Leônidas em Lagoa da Prata. Para o casal, está valendo muito a pena o negócio, mas avisa que é preciso muita dedicação e investimento. “Devido eu e minha esposa nos preocuparmos em prestar um serviço com o máximo de profissionalismo possível, tivemos um retorno muito satisfatório em termos  de confiança em nosso trabalho. Nós percebemos que poderíamos investir em uma estrutura que nos desse suporte para atender todos os nossos clientes. Até pouco tempo atrás, não tínhamos o capital para investir no studio, então, fizemos um empréstimo. Tivemos que nos desdobrar para realizar tantas funções, já que não tínhamos capital também para pagar outros profissionais, mesmo com a ajuda dos meus pais, que também são sócios. Mas os resultados estão sendo satisfatórios”.

Outra empresa também recém-inaugurada e que está dando certo é a Temperale, para comércio de condimentos e especiarias. A proprietária Josiane dos Santos conta que sua empresa surgiu de um anseio próprio. “O momento do país não é dos melhores para se arriscar em um novo negócio. Além de um trabalho duro, precisamos de um pouco de sorte e, claro, das bênçãos de Deus. Contudo, é muito gratificante ser dona do próprio negócio, e ver os resultados dos próprios esforços”.

APOIO DE COOPERATIVAS

Para motivar novos empresários, as cooperativas de crédito buscam cada vez mais formas de facilitar. Segundo Nilsa Miranda, diretora financeira do Sicoob Crediprata, a cooperativa é para todos, mas em relação à pessoa jurídica oferece taxas bastante acessíveis e com atendimento diferenciado e personalizado Um dos objetivos é aquecer a economia da região por isso a cooperativa disponibiliza uma variedade de soluções paras as finanças, incluindo todas as etapas do negócio. “O empreendedor terá várias linhas de financiamento, cartões empresariais, descontos de cheques, cobrança, antecipação de recebíveis e a maquininha Sipag. Oferece também garantia necessária às operações realizadas na cooperativa, além de ter o SicoobNet Empresarial, onde consta todas as ferramentas e funcionalidades para gerenciar o negócio com segurança e comodidade”.

O Sicoob Lagoacred também possui linhas especiais para novos empreendedores. De acordo com Philip Rubens Soares Pereira, analista de Projetos e Fomento, um dos grandes diferenciais para quem pretende iniciar ou ampliar sua empresa é o Microcrédito que a cooperativa oferece, com taxas mais baixas do que as linhas de crédito tradicionais. Além disso, o empreendedor tem acesso a capital de giro com taxas especiais, e pode realizar o desconto de seus recebíveis (cheques, cartões, notas promissórias, duplicatas, etc.) com a maior segurança e rapidez do mercado. A cooperativa também credencia o estabelecimento do empreendedor para o recebimento de todas as bandeiras de cartões de crédito e débito. Além de oferecer cursos, palestras, consultoria e capacitações para seus associados.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?