fbpx
jc1140x200

50 anos de Pan Lanches Prado

Foto: Arquivo pessoal

No dia 20 de setembro de 1968 inaugurava em Lagoa da Prata a Pan Lanches Prado, desde sempre a mais tradicional padaria da cidade. E, para contar meio século de história da empresa, é preciso falar de uma família inteira, que se integrou no laborar de cada etapa da construção deste lugar, em seu devido tempo.

Antes desta data, o comércio se chamava “Padaria Brasil”, e era de propriedade do Sr. Iraci Pereira de Araújo, mais conhecido como Sr. Quito, marido da Dona Chiquita Perilo. Ele tinha outras atividades, fazia projetos para construção civil, e resolveu colocar a padaria para outra pessoa administrar como arrendatário.

A notícia da oferta chegou ao ouvido do Sr. João Mendes Prado, que resolveu vir saber mais sobre a proposta. Ele era pintor e havia aprendido o ofício de padeiro aos 16 anos, morava em Divinópolis, já estava casado com a dona Inês, e o casal já tinha os filhos Cássia e João Rogério. Negócio fechado, João Prado faz o arrendamento da empresa, e conquista a confiança do Sr. Quito. “Primeiro eu aluguei a padaria que era bem simples, depois de um ano comprei a montagem, e em seguida comprei também o prédio. Naquele tempo foi tudo na base da confiança, não tínhamos nenhum contrato assinado, porque a segurança da negociação era mesmo a firmeza das palavras. Tenho eterna gratidão à família do Sr. Iraci, porque confiaram muito em nós”.

Dona Inês e senhor João Prado iniciaram a empresa em 20 de setembro de 1968 (Foto: Arquivo pessoal)

Dona Inês então veio para Lagoa da Prata com os dois filhos dois dias antes da inauguração, para juntos trabalharem em busca da realização de um sonho em comum. Este início foi de muito labor, determinação, coragem, principalmente a mais pura e verdadeira união entre o casal, como conta a esposa: “Levantávamos muito cedo para trabalhar. O João começava às duas horas da manhã eu às cinco. Mas muitas vezes eu ia neste primeiro horário com ele, levando as crianças, porque era perigoso eu sair de casa e fazer o trajeto tão cedo. Eu colocava um colchão no corredor da padaria e as crianças ficavam dormindo até a hora que uma funcionária passava e as levava para casa”, diz Inês, citando também que a panificação era toda em forno a lenha.

Ao longo dos anos as transformações foram acontecendo naturalmente na família e na empresa. Vieram mais dois filhos: Júlio e Maria Inês. Foram crescendo em tamanho e com os mesmos ideais. Todos os quatro participaram ativamente da padaria, entretanto, mais tarde, Cássia se tornou empresária do ramo de supermercados – Prado e Miranda, e Maria Inês comerciante da loja MA Presentes. Júlio e João Rogério continuam no ramo de pães. “Rogério fundou a fábrica de pães para distribuição nos comércios da cidade e região. Ela tem uma estrutura muito boa, emprega bastante pessoas, e são três caminhões que fazem a distribuição. O Júlio fica na padaria, cuida tanto dos trabalhos administrativos como os operacionais”, disse o Sr. João, que, mesmo sendo aposentado, está todos os dias na padaria supervisionando todos os trabalhos.

Senhor João Prado e Dona Inês, rodeados pelos netos (Foto: Arquivo pessoal)

A dona Inês atuou na padaria de diversas formas, no caixa, cuidando das vitrines, fazendo a parte escrita, que na época dela era tudo manual, e, seu maior sucesso: implementando produtos com receitas sofisticadas. “Eu lancei vários produtos, muitas receitas são minhas: roscas, quitandas e produtos mais requintados. No decorrer do tempo eu fui aprendendo essa arte, fiz três cursos de culinária com a dona Chiquita Perilo e outros em Divinópolis. Me inspirei em produtos que via em estabelecimentos de outras cidades, e trocando receitas com as outras padarias. Já é habitual em minhas viagens visitar outras panificadoras e é uma troca muito válida para todos”, completa dona Inês, acrescentando que os filhos Rogério e Júlio também inovaram com outras receitas.

Umas das características que faz da Pan Lanches Prado única na cidade é o atendimento ao cliente. Uma preocupação que alinha toda a produção e lanchonete para a satisfação da clientela. Para citar um dos cuidados com os clientes, vide as poesias impressas nos saquinhos de pão: “O Dr. Ciro dos Santos, médico poeta, passava muitas poesias para nossos filhos e eles gostavam muito. Foram João Rogério e Júlio que quiseram colocar poesias para os clientes levarem para casa, e eu achei muito bonito essa iniciativa, por isso virou uma tradição”, disse João Prado.

Há 50 anos, endereço fixo da Pan Lanches Prado, no cruzamento das ruas Getúlio Vargas e Luiz Guadalupe (Foto: Foto Rocha)

As Bodas de Ouro da Pan Lanches Prado está sendo muito comemorada pela família e todos os envolvidos. São centenas de clientes que se tornaram amigos; funcionários que se dedicam há anos, pessoas que acolheram a família Prado quando chegou aqui em Lagoa da Prata, ou seja, é uma comunidade grande que faz parte e se alegra com a história deste lugar. O casal Inês e João Prado faz questão de agradecer a todos os funcionários que já contribuíram com o crescimento da padaria, e os que continuam firmes no trabalho. Agradece aos clientes que são o maior estímulo para a empresa acontecer, a todos os amigos, motivo de muitas alegrias, à família do Sr. Iraci, pela confiança nos negócios e a amizade construída, e, fundamentalmente, à Deus, pela família constituída e todas as bênçãos recebidas.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?