fbpx
jc1140x200

3ª Campanha de doação de sangue será realizada no dia 7 de Abril

Uma parceria entre o movimento Doa Lagoa, o Hemominas de Betim e a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata irá promover a 3ª edição da campanha de doação de sangue na cidade, dia 7 de abril, de 8 às 17 horas, na Escola Municipal Doutor Jacinto Campos.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, a doação, apesar de ter caráter simples, é extremamente importante para salvar vidas. “Uma bolsa de sangue salva, no mínimo, quatro vidas. A população de Lagoa da Prata é bastante consciente quanto a isso e nas campanhas realizadas anteriormente tivemos uma participação muito efetiva”.

Segundo uma das coordenadoras do movimento Doa Lagoa, Mariana Maia, a cada ano a campanha ultrapassa o número de doadores. “Isso significa que a população de Lagoa tem entendido o verdadeiro significado de ajuda ao próximo, e ficamos extremamente agradecidos”.

As inscrições poderão ser feitas através dos números 9-9841-2856 (Mariana Maia) ou 9 9957-8796 (Matheus).

DÚVIDAS SOBRE A DOAÇÃO

Quanto tempo leva o processo da doação?

Todo o processo da doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e lanche, costuma ser de 40 a 80 minutos. No entanto, o tempo pode variar muito de acordo com o processo adotado por cada banco de sangue e a quantidade de pessoas que estão presentes no local.

Qual a frequência com que posso doar sangue?

O intervalo mínimo entre doações é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo 4 vezes durante o ano e as mulheres 3 vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com idade acima de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de 6 meses.

Até que idade se pode fazer a doação?

O doador tem que ter entre 16 e 69 anos. Em casos de necessidades tecnicamente justificáveis, o doador cuja idade seja inferior a 16 anos ou igual ou superior a 70 anos será aceito para fins de doação após análise pelo médico responsável, com avaliação dos riscos e benefícios, e apresentação de relatório que justifique a necessidade da doação. Vale ressaltar que menores de 18 anos devem levar uma autorização (fornecida pelo banco de sangue) assinado pelo pai ou responsável, apresentar uma cópia simples do documento desse mesmo pai ou responsável e apresentar seu documento de identidade na hora da doação.

Quem não pode doar sangue?

  • Quem tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.

Obs.: o limite superior para a primeira doação é 60 anos. Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto.;

  • Quem tiver peso inferior a 50 quilos.
  • Quem estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
  • Quem estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
  • Quem estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.
  • Quem estiver com febre no dia da doação.
  • Quem estiver grávida.
  • Quem estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?