1º caso de Chikungunya é registrado em Formiga e prefeitura faz alerta

1º caso de Chikungunya é registrado em Formiga e prefeitura faz alerta

Além do primeiro caso de chikungunya, o município está presetes de enfrentar uma epidemia de dengue, conforme divulgado pela Prefeitura Municipal.

Foto: Pixabay/Divulgação

O primeiro caso de chikungunya foi registrado em Formiga, conforme divulgado pela Prefeitura Municipal. O paciente se trata de um homem, de 39 anos, morador do bairro Alto da Praia e está sendo acompanhado pela equipe médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vargem Grande. Este até o momento, é o primeiro caso da doença no município.

Netwise

Ainda de acordo com a prefeitura, houve um crescimento nos casos de dengue e o município corre grande risco de entrar em uma epidemia de dengue.

“Diante da situação de casos positivos e também de o município se encontrar em estado de alto risco de epidemia de dengue, com o índice de infestação predial de 7,4% detectado no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado este mês, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Ambiental, inicia uma série de ações para combater os focos e o mosquito já na fase adulta.”

Ações para impedir o aumento de casos 

Conforme a nota, o executivo tomará ações como visitas domiciliares que seguem os protocolos sanitárias da covid-19 pra eliminar possíveis focos, além de mutirões de limpeza. A pasta segue as orientações do Plano de Contingência  de Enfretamente às Arbovirores 2020/2021.

No bloqueio de transmissão serão realizadas visitas domiciliares, seguindo todas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde devido a pandemia do /Coronavírus. Nestas visitas serão eliminados os possíveis onde focos, com a realização de mutirões de limpeza para remover recipientes que possa servir como criadouros e orientação educativa. Logo após esse trabalho será aplicado o “Fumacê” costal, para eliminar a fase adulta do vetor.

O principal objetivo das ações é reduzir as chances de contaminação de novos mosquitos e por consequência da população nos bairros onde se deram os casos confirmados e também onde o LIRAa foi mais alto e onde foi detectado casos suspeitos da doença.

A pasta segue orientações do Plano de Contingência de Enfretamento às Arboviroses 2020/2021, onde o município deve seguir as etapas sugeridas e executá-las conforme a fase que o município se enquadra atualmente. Lembramos a população que a situação que vivemos mundialmente interfere diretamente no trabalho dos agentes, exigindo uma participação mais ativa de todos os formiguenses no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Sintomas de Chikungunya

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. A doença não acomete as pessoas mais de uma vez. Após ser infectada, a pessoa se torna imune à doença. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito.

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄