fbpx
jc1140x200

Como lidar com ansiedade

Como lidar com a Ansiedade?

 

Muitas pessoas se dizem ansiosas, no entanto, relatam não saberem como lidar com este sentimento. Para resolver um problema, precisamos primeiramente entender um pouco mais sobre ele. Resumidamente, a ansiedade é um sentimento ligado ao futuro. Diante de uma situação (real ou imaginária) a pessoa tem a impressão de que algo muito perigoso poderá acontecer e que ela não será capaz de lidar com aquilo. O organismo se prepara para lidar com a suposta ameaça e surgem sintomas como: taquicardia, sudorese, respiração acelerada, tremor nas pernas, aperto no peito ou garganta, etc. Na tentativa de evitar a ansiedade, as pessoas desenvolvem estratégias como: preocupar-se em excesso, evitar o contato com determinadas situações ou pessoas, recorrer ao uso de algum tipo de droga, alimentar-se de forma compulsiva, etc. Apesar de fornecerem um alívio momentâneo, tais estratégias não funcionam bem a longo prazo e podem trazer novos prejuízos para o indivíduo. Mas o que fazer então?

  • Reconheça e aceite sua ansiedade Aceitar a própria ansiedade não significa cruzar os braços diante dela, pelo contrário, é somente quando aceitamos e reconhecemos que temos um problema que criamos condições para resolvê-lo.
  •  Ao sentir-se ansioso pergunte a si mesmo: “O que está passando pela minha cabeça agora?”. Pessoas ansiosas tendem a perceber os problemas como sendo maiores do que eles realmente são além de se perceberem como altamente incapazes de resolvê-los. Essa percepção distorcida aumenta o sentimento de ansiedade e diminui a capacidade de pensar em soluções práticas.
  • Após avaliar com calma a situação identifique a real dimensão de seu problema bem como as forças e habilidades que você possui para resolvê-lo.Identifique aquilo que depende de você daquilo que não está em suas mãos e não desperdice suas energias. O ansioso procurar manter tudo sob seu controle a fim de evitar aquilo que ele tanto teme: os imprevistos. No entanto, como isso não é possível, ele acaba sentindo-se ainda mais ansioso. Por isso, aceite o que não depende de você e invista suas energias apenas naquilo que está sob seu controle.
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204  e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br

Luciene Morais face

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?