fbpx
jc1140x200

Universidade Corporativa da Rede Apae promove curso sobre deficiência intelectual

As pessoas com deficiência intelectual constituem um dos grupos que mais tem merecido atenção dos educadores e dos profissionais afins, nos dias atuais, pela diversidade de conceitos utilizados para explicar a inteligência, seu desenvolvimento e o processo de aprendizagem.

 

Um novo paradigma para a compreensão e o atendimento à pessoa com deficiência intelectual vem sendo adotado, privilegiando-se um enfoque multidimensional, baseado numa definição mais funcional da inteligência.

 

Esse enfoque busca enfatizar a importância da interação sócio afetiva e cognitiva das pessoas com deficiência intelectual, entre si e com outras pessoas, bem como os tipos, as formas e a intensidade de apoios necessários à melhoria de sua capacidade funcional.

 

É dentro dessa perspectiva que a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG) por meio da sua Unidade Mineira da Universidade Corporativa da Rede Apae (UNIAPAE-MG) e em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISABH) pensou no Curso de Atualização a Distância “Deficiência Intelectual: Concepção, Avaliação e Aprendizagem”.

 

A UNIAPAE organizou o presente curso visando à capacitação dos profissionais que atuam com o público da deficiência intelectual, sendo esse curso também extensivo aos demais profissionais interessados na temática. O conteúdo programático irá tratar da concepção de deficiência intelectual, práticas e recursos pedagógicos para promover a aprendizagem e o desenvolvimento, currículo funcional natural e desenvolvimento da autonomia e da independência da pessoa com deficiência intelectual e o uso de tecnologias assistivas no processo de aprendizagem.

 

O curso visa ainda atender o disposto na Resolução da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Nº 2441, de 22/10/2013, que exige, dos professores, a comprovação de ter sido aprovado em curso nessa área, de no mínimo 120 horas, para poder atuar junto a esses alunos em sala de aula, seja em escolas comuns ou especiais.

 

Curso de Atualização a Distância

“Deficiência Intelectual: Concepção, Avaliação e Aprendizagem”

 

Público-alvo

Pedagogos, professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais interessados no trabalho voltado para a educação e o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual.

 

Carga Horária

150 horas

Valor

R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais)

 

Matrícula

Até o dia 15 de agosto por meio do site www.uniapaemg.org.br

 

Professoras

Erenice Natália S. Carvalho

Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Márcia Denise Pletsch

Graduada em Educação Especial com Habilitação em Deficiência Intelectual pela Universidade de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maryse Suplino

Psicóloga, Professora, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundadora e diretora do Instituto Ann Sullivan.

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes

Professora titular em Educação Especial do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Coordenadora

Professora Maria do Carmo Menicucci

Mestre em Educação Especial e Coordenadora da UNIAPAE-MG

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação

Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais

(31) 3291 6558

(31) 8832 2415

 

Fonte:  Assessoria de Comunicação da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?