fbpx
jc1140x200

Uma obra pintada a quatro mãos

Heleno Nunes e o Juiz Dr. Islon Damasceno
Artista plástico Heleno Nunes e Juiz Dr. Islon Damasceno criam e pintam uma obra de arte sobre um tema que faz parte da história pessoal do magistrado

O artista plástico Heleno Nunes finalizou a sua mais recente obra: um quadro retratando um trabalhador do campo bebendo água em um riacho. A pintura foi encomendada pelo Juiz Dr. Islon César Damasceno, e remete à infância dele. Nascido e criado em uma fazenda na zona rural de Biquinhas, localizada no Alto

São Francisco, perto da represa de Três Marias, Damasceno tem boas lembranças da juventude na roça. E ao contemplar a pintura, lembra do cheiro do campo e do contato com a natureza. “Essa tela remete às minhas recordações da infância. Trabalhei até a adolescência em fazenda. Naquela lida diária, após roçar o pasto e demais afazeres junto aos trabalhadores da fazenda, bebíamos água no riacho”, recorda o magistrado.

Dr. Islon participou, junto ao artista, da composição da pintura. “Risquei três posições para ilustrar a imagem idealizada pelo Dr. Islon. A preocupação maior dele era que conseguíssemos retratar o movimento da água. Pintar água é difícil mesmo. Mostrei a ele a técnica e o convidei a pintar. O prazer que ele demonstrava ao pintar foi muito gratificante para mim”, comenta Heleno Nunes.

Damasceno aprecia a arte e a cultura. Ouve música clássica (erudita, rock e MPB), já leu os principais autores da literatura russa, inglesa, francesa e brasileira, entende de movimentos artísticos e gosta de artes plásticas. Em seu gabinete, possui duas telas vindas do Egito há mais de 30 anos. São pinturas feitas em papiro que remetem aos tempos dos faraós. Possui em sua casa oito telas criadas por Heleno Nunes. “Uma delas foi exposta na França. O então senador Ronan Tito de Almeida convidou o Heleno para expor seus quadros na França e posteriormente adquiri essa tela. As pinturas de Heleno são muito peculiares, têm traços característicos dele. São inconfundíveis”, disse Damasceno.

DETALHES DA OBRA

O estilo das obras de Heleno Nunes é o expressionismo. A tela retrata o hábito comum na roça, do campesino, num dia de calor forte, tomar água e lavar o rosto num riacho. Os personagens retratados por Heleno Nunes possuem as mãos e os pés grandes em relação ao corpo, como forma de representação da força para vencer as adversidades cotidianas. Não obedecem a uma rígida perspectiva, dando margem para a visão e estilo do artista. Além das pinturas em tela, o artista lagopratense tem se dedicado a produzir animações no YouTube, sobre curiosidades de gente famosa.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?