COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.

Começa neste sábado, 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Em Lagoa da Prata todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica II estarão estarão abertas. Em Santo Antônio do Monte a campanha começará na segunda-feira (17/08), e o dia D será realizado no dia 22 de agosto, onde as Unidades  Básicas de Saúde funcionarão de 8h às 17h . O público alvo são crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção. A vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

Continua depois da publicidade.

Faz 26 anos que o Brasil não tem casos de paralisia infantil. Mesmo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. Em três países, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, a poliomielite é endêmica.“É fundamental que as nossas crianças continuem sendo vacinadas para que não tenhamos a reintrodução do vírus no pais”, disse a coordenadora do programa nacional de imunizações, Carla Domingues.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp