fbpx
jc1140x200

Solange Barbosa – Risoto de Camarão Com Manga

Arroz

O rei dos cereais. Cereal mais cultivado no mundo, o arroz constitui a base alimentar das civilizações mais antigas.

A magia do arroz,  deveríamos dizer dos arrozes, pois existem os de grão longo, os de grão redondo, o semi-redondo, perfumados ou não, brancos ou escuros, reside no fato de que ele se presta a uma infinidade de preparações.

O arroz merece ser colocado em evidência, mas devo confessar que para mim significa a combinação perfeita entre um ingrediente de base e a engenhosidade da cozinha: O Risoto, essa maravilha, esse prato delicioso capaz de produzir as transformações mais surpreendentes.

O Risoto é preparado com um único tipo de arroz de grãos redondos porque absorve melhor o liquido necessário ao seu cozimento. Mas que arroz redondo é esse? O arroz ideal para risoto é o de origem italiana (sua característica essencial é ser resistente).

O sucesso de um risoto depende do arroz italiano (carnaroli, violone nano ou arbório) este último é o mais comum e o que mais se adapta a todos os risotos.

Mas existem outros elementos igualmente fundamentais. Respeitando o principio (manteiga,cebola, arroz, vinho e caldo e por último com o fogo desligado: manteiga e queijo parmesão)  e as regras (mexer até ficar pronto) o Risoto lhes revelará seus segredos mais íntimos. De aparente simplicidade, o risoto pede, no entanto, uma mexida e uma atenção contínua.

Risoto de Camarão Com Manga

Ingredientes para o Risoto:

600g de arroz carnaroli

600 ml de vinho branco seco ou demi-seco

½ Cebola branca em brunoise (cubos pequenos)

90g de manteiga sem sal

8 Camarões VG em jardineira (cubos médios)

01 litro de caldo de frango

02 colheres (sopa) da base do refogado

6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de leite de coco

Sal a gosto

Ingredientes para o Refogado:

5 pimentas dedo-de-moça sem sementes em brunoise

½ cebola roxa em brunoise

5 dentes de alho em brunoise

1 molho de coentro

2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

Camarão:

8 camarões VG limpos sem cabeça temperados com sal, limão e azeite

11/2 colheres (sopa) da base do refogado

1 manga Tomy semi madura em cubos

Modo de Fazer:

Em uma panela de fundo grosso e em fogo alto, derreta a manteiga e refogue a cebola até murchar e sem dourar. Adicione o arroz e toste por quatro minutos. Despeje o vinho branco, mexendo vigorosamente até evaporar por completo e cozinhar um pouco o arroz. Desligue o fogo e reserve.

Em outra panela, refogue o camarão até dourá-lo. Adicione duas colheres de sopa da base do refogado e deglace a panela com cinco conchas do caldo de frango.

Verta tudo para a panela com o arroz, ligue novamente o fogo, cozinhe, mexendo sempre até o ponto al dente.(mais ou menos 10 minutos) Acrescente mais caldo caso necessário.

Para finalizar, desligue o fogo, adicione as duas colheres de sopa de manteiga, o queijo parmesão ralado, o sal e o leite de coco.

Mexa vigorosamente até que o risoto adquira cremosidade.

Modo de Fazer o Camarão

Salteie os camarões temperados em uma frigideira até dourar. Adicione a base do refogado e salteie novamente, sem queimar. Desligue o fogo e adicione a manga em cubos.

Montagem:

Coloque o risoto no centro do prato, adicione os camarões salteados com manga e coentro sobre o risoto. Sirva imediatamente.

Caso deseje, disponha flores comestíveis ( para dar um ar mais romântico)

Solange Barbosa é diretora proprietária do Buffet Divina Gula, especializada em gastronomia e decoração. Buffet Divina Gula R. Mário Mendes, 135, Centro, Lagoa da Prata/MG Telefone: 37 3261-2157 E-mail: solangecfb@gmail.com
Solange Barbosa é diretora proprietária do Buffet Divina Gula, especializada em gastronomia e decoração.
Buffet Divina Gula
R. Mário Mendes, 135, Centro, Lagoa da Prata/MG
Telefone: 37 3261-2157
E-mail: [email protected]

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?