fbpx
jc1140x200

Sistema de Monitoramento das Câmeras de Segurança em Santo Antônio do Monte está em reformulação

Investimentos para a melhoria técnica dos equipamentos, capacitação dos monitores e ampliação da cobertura com a instalação de quatro novas câmeras já foram iniciados. A Comunidade de São José dos Rosas também receberá uma câmera.

 

Por: Ascom da Prefeitura de Santo Antônio do Monte

O Prefeito Wilmar de Oliveira Filho reuniu-se nesta segunda (26) com os técnicos da COMTEX, empresa responsável pelo sistema de monitoramento 24 horas por câmeras de segurança no município, e com o representante da Polícia Militar Sargento Rosário, além dos secretários municipais Renato Couto (Chefe de Gabinete), Ione Lopes (Administração), Hélio Faria (Obras e Transportes) e Luís Resende (Agente de Controle Interno). A reunião faz parte do processo de implantação de uma série de melhorias no sistema de monitoramento.

Os técnicos da COMTEX iniciaram o trabalho em Samonte na quarta-feira (21). “Nós identificamos que havia 13 câmeras fora do ar, somente 12 em operação. Nossa equipe trabalhou e apenas em dois dias já restabelecemos o sinal de 9 câmeras, duas delas tinham problemas de configuração e nas câmeras restantes foram feitas substituições de equipamentos com defeitos e todas já estão funcionando com 100% de suas capacidades e total qualidade técnica”, explicou Emerson Gomes, analista de suporte da COMTEX.

“Eu tenho certeza que este investimento no aperfeiçoamento do sistema vai ser muito benéfico ao trabalho da polícia e consequentemente à segurança da população. As câmeras instaladas na cidade tem um ângulo de visão muito grande e ela pode alcançar até 500 metros. Muitas vezes, a pessoa que está cometendo um ato infracionário pode nem imaginar que tem alguém visualizando. Isso serve inclusive de apoio logístico aos policiais que vão chegar até o local para obterem êxito nas operações”, acrescentou.

[pull_quote_left]Eu tenho certeza que este investimento no aperfeiçoamento do sistema vai ser muito benéfico ao trabalho da polícia e consequentemente à segurança da população. As câmeras instaladas na cidade tem um ângulo de visão muito grande e ela pode alcançar até 500 metros. Muitas vezes, a pessoa que está cometendo um ato infracionário pode nem imaginar que tem alguém visualizando. Isso serve inclusive de apoio logístico aos policiais que vão chegar até o local para obterem êxito nas operações[/pull_quote_left]

No ultimo domingo (25), a Prefeitura de Samonte promoveu um processo seletivo simplificado para a seleção e contratação de profissionais para atuarem no monitoramento. “Vai haver um treinamento para capacitar estes monitores no auxílio aos policiais militares. Eu vejo as câmeras como se fossem mais 25 policiais em 25 pontos da cidade. E agora já existe o processo de instalação de mais quatro câmeras, portanto a polícia vai estar em 29 pontos diferentes da cidade 24 horas por dia”, declarou Emerson.

Uma das quatro novas câmeras será instalada na comunidade de São José dos Rosas. “O policial aqui em Santo Antônio do Monte vai poder enxergar o que está acontecendo lá em São José dos Rosas em tempo real e se necessário, com certeza a polícia estará atuando”, disse.

A viabilidade deste investimento na melhoria do sistema de monitoramento deve-se ao apoio do executivo santoantoniense Márcio Alaor, que atendeu ao pedido do Prefeito Wilmar Filho e do Vice-Presidente da Câmara Vereador Luís Resende. Os principais gastos foram custeados por Márcio Alaor.

“O Márcio Alaor fez uma doação importantíssima para Santo Antônio do Monte. Ele foi e é um grande benemérito para Santo Antônio do Monte. Mas, nós queremos elevar a resolutibilidade oferecida atualmente pelo sistema de monitoramento. A Prefeitura de Santo Antônio do Monte está em parceria com a empresa COMTEX, com a Polícia Militar e com o apoio do nosso amigo Márcio, trabalhando para reformular o sistema de monitoramento e sanar qualquer problema de ordem técnica ou humana, que impeça a melhoria deste serviço e um impacto cada vez mais positivo na segurança da população”, declarou o Prefeito Wilmar Filho.

Após a reunião, os técnicos da COMTEX e Luís Resende visitaram diversos pontos da cidade para a definição dos locais de instalação das novas câmeras que vão se somar às outras 25 já em perfeita operação.  A relação dos pontos será divulgada na próxima semana e a previsão para a instalação é de um mês.

Qualidade do Equipamento

Devido ao alto custo, sistemas de monitoramento urbano ainda são privilégio dos grandes centros urbanos e capitais. A empresa COMTEX, a mais renomada do Brasil e com experiência na implantação de programas de monitoramento urbano em cidades como Rio de Janeiro e Salvador, é a responsável pelas câmeras em Santo Antônio do Monte. O equipamento tem o mais alto grau de qualidade e confiabilidade. Proporcionalmente Santo Antônio do Monte tem hoje mais câmeras de segurança por habitante do que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?