fbpx
jc1140x200

Sicoob Lagoacred apresenta crescimento de 38% em 2015

Diretoria e conselho apresentam os resultados financeiros de 2015. (Fotos: Júlio Marcos)
Associados aprovaram novo formato da assembleia realizado pela cooperativa

O Sicoob Lagoacred apresentou os resultados do exercício financeiro de 2015 em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 20 de abril. A cooperativa cresceu 38% no período em que a economia do Brasil registrou um crescimento negativo de 3,8%.

O cooperativismo vem crescendo num ritmo mais forte em todos os indicadores quando comparado ao conjunto do Sistema Financeiro Nacional. As cooperativas de crédito vêm ganhando relevância no atual cenário econômico por estarem mais próximas dos empreendedores locais e oferecem vantagens como atendimento diferenciado, facilidades para acesso
ao crédito e taxas reduzidas. Nesse mesmo período, as instituições bancárias tradicionais cresceram menos porque reduziram os prazos e linhas de financiamento com elevação das taxas de juros.

A estratégia de crescer com o crescimento dos associados vem proporcionando à Lagoacred registrar crescimento acima das médias apuradas pela rede Sicoob, que em 2015 cresceu 14%.

E para apresentar o balanço de 2015 ao maior número possível de associados, a cooperativa realizou a sua AGO no Centro Catequético, num ambiente confortável e com a participação de mais de 600 associados.

ago lagoacred (1)

Na entrevista a seguir, o diretor comercial e financeiro da Lagocred, Nilson Antonio Bessas, fala sobre os números apresentados e as ações realizadas pela cooperativa na região.

Jornal Cidade: A que se deve esse acentuado crescimento registrado pela Lagoacred em 2015?

Nilson: Deve-se à aproximação da cooperativa ao associado no momento que ele mais precisou. Enquanto a rede bancária fechou carteiras de crédito e aumentou as taxas de juros e tarifas de serviços, o Sicoob Lagoacred fez o contrário, mantendo todas as carteiras de crédito abertas; mantendo as taxas de juros sem aumento; não subindo as tarifas de serviços; e mantendo a isenção total para os associados de tarifas de manutenção de contas e pacotes de serviços.

Quais os principais avanços em governança e controle interno implementados pela Lagoacred e suas consequências?
Nilson Bessas: Quanto à governança, o Sicoob Lagoacred atua com transparência ao respeitar e praticar os seus princípios, sendo: gestão ética; isenção de privilégios aos diretores e conselheiros; interesse coletivo e não individual; zelo pela imagem e marca da cooperativa; exercício das boas práticas administrativas; interesse pela comunidade; respeito aos colaboradores a partir de um ambiente de trabalho sadio, meritocrático, motivador e com oportunidades de crescimento e valorização do associado. A governança também é alicerçada em nossos valores que são: caráter, honestidade, moral, justiça, humildade, austeridade, liderança, determinação, comprometimento, eficiência e sentimento de dono. Quanto aos controles internos, o Sicoob Lagoacred tem feito muito bem seu dever de casa. Diariamente seu setor de controladoria verifica as rotinas de captação de recursos, empréstimos e prestações de serviços, onde os procedimentos internos cumprem efetivamente as regras previstas nos normativos estabelecidos pelo sistema Sicoob e na legislação em vigor (Banco Central do Brasil e Conselho Monetário
Nacional). Além da verificação de conformidade do setor de controle interno, a cooperativa também é fiscalizada pelo conselho fiscal e auditada por 4 auditorias externas anualmente.

Um dos pontos que diferem as cooperativas de crédito das instituições financeiras tradicionais é o compromisso com a comunidade. Quais resultados a Lagoacred pôde auferir de suas ações realizadas em Lagoa da Prata?
Nilson Bessas: Os resultados são grandes. Os mais importantes entre os projetos apoiados pela cooperativa, são os projetos que envolvem as crianças e adolescentes (hoje mais de 500 crianças e adolescentes são incluídas nos projetos apoiados pela cooperativa) em atividades sociais, educativas, culturais e esportivas, de forma que sejam afastadas dos caminhos que levam o mundo das drogas. As cooperativas de crédito vêm crescendo num ritmo forte. E nesse momento de crise econômica, esse desempenho se acentuou ainda mais se comparado com o resultado das instituições financeiras tradicionais.

Quais as ações foram decisivas para esse cenário?
Nilson Bessas: Não visar o lucro em primeiro lugar, e sim, o atendimento das necessidades dos associados. A economia do Brasil teve queda de 3,8% em 2015. O Sicoob no Brasil apresentou um crescimento de 14% nesse mesmo período. E a Lagoacred cresceu 38%.

Qual é a expectativa da diretoria para 2016?
Nilson Bessas: Ainda que vivamos o pior momento econômico da história do Brasil do qual tenho lembranças, acredito que em 2016 poderemos contabilizar bons resultados porque estaremos ao lado do associado para fomentar economicamente suas iniciativas empreendedoras. Todavia, nossa missão é crescer com o crescimento dos associados.
Obrigado pela entrevista. O espaço está aberto para as suas considerações finais.
Nilson Bessas: Acreditamos que o cooperativismo tornará o mundo melhor, mais tolerante às diferenças culturais e religiosas e mais engajado à inclusão social. Pois, onde o homem coopera um com o outro, brota o desenvolvimento, a prosperidade e a melhor distribuição de renda, fazendo florescer o amor e a paz. No entanto, não pensamos no dinheiro simplesmente como fortuna, poder e luxo, e sim, como fomentador de atividades empreendedoras, como gerador de empregos, como agregador da comunidade e como patrocinador do desenvolvimento social.

ASSOCIADOS APROVAM O NOVO FORMATO DA ASSEMBLEIA

“Eu achei muito bacana a assembleia deste ano pelo fato do alto índice de participação. Foi tudo muito dinâmico, sem falar que eu

Felipe Augusto
Felipe Augusto

ganhei o prêmio. O sorteio foi excelente. Faz quatro anos que participo das assembleias e essa foi a melhor. Também faço um elogio ao local escolhido, pois estava bem arejado e muito organizado. A cooperativa tem proporcionado muita coisa bacana para nós associados. Estamos
vivendo um período de crise e a Lagoacred está apresentando excelentes resultados e se sobressaindo. Estou muito satisfeito” – Felipe Augusto.

 

JOSÉ MÁRCIO 9 9984-2753
José Márcio de Almeida

“Eu sempre participo das assembleias. Tivemos várias novidades e isso nos fez ficar muito satisfeitos. A cooperativa vem apresentando excelentes resultados e está muito bem administrada” – José Márcio de Almeida

 

 

“A assembleia foi fantástica e muito legal. A cooperativa tem se

Fabrício de Souza
Fabrício de Souza

mostrado muito transparente perante aos resultados apresentados. Eu, particularmente, estou muito satisfeito.” – Fabrício de Souza

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?