fbpx
jc1140x200

Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte abre inscrições para grupo de combate ao tabagismo

Fotos: Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte

Os interessados em participar do grupo deverão procurar sua Unidade Básica de Saúde até amanhã (1) para agendar sua avaliação

Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em celebração a esta data, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará em Santo Antônio do Monte o 4º Grupo de Apoio ao Fumante.

O tabagismo é uma doença que causa dependência química. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade de parar de fumar sozinhas. O primeiro passo é tomar a decisão e, se achar necessário, procurar ajuda de profissionais médicos.

Essa ajuda pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS), que por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem tratamento com materiais de apoio, profissionais capacitados e medicamentos gratuitos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) no Estado inclui ações como a redução da prevalência de fumantes, a redução da iniciação, a proteção ao fumante passivo, o programa de cessação de fumar, campanhas de mobilização e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas.

Este grupo é uma proposta do Ministério da Saúde no combate ao tabagismo, que utiliza como abordagem o modelo cognitivo comportamental e se necessário o apoio medicamentoso.

O tratamento tem como objetivo a aprendizagem de um novo comportamento através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar, combinando intervenções cognitivas com treinamento de habilidades  comportamentais.

Os interessados em participar do grupo deverão procurar sua Unidade Básica de Saúde até o dia 1º de agosto (terça-feira) para agendar sua avaliação.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida. Por isso, conte com o nosso apoio na luta contra o tabaco!

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?