fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Segunda dose da vacina contra HPV já está disponível nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde do município de Santo Antônio do Monte informa que a segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível, a partir de hoje, segunda-feira (01), em todas as Unidades da Saúde da Família do município.  A imunização é direcionada às meninas de 11 á 13 anos que já receberam a primeira dose no início do ano. 

10509584_842748762410408_753827460073747096_n

 

 

Importância

O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer nas partes íntimas, além de causar verrugas genitais.


A vacinação das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Portanto, a ação terá impacto na redução de lesões em ambos os sexos.
campanha_hpv

HPV

Existem mais de 150 tipos de HPV (papilomavírus humano). A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS protegerá contra quatro tipos – dois deles são responsáveis por verrugas genitais e os outros dois relacionados ao aparecimento de aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero gerados pelo vírus.

Ao todo, cada adolescente receberá três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a dose inicial. Em 2015, a faixa etária visada será a de 09 a 11 anos e, a partir de 2016, as pré-adolescentes com 09 anos passarão a ser beneficiadas.


É importante ressaltar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção, mas não substitui o rastreamento do câncer feito por meio do exame preventivo. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, é importante usar o
preservativo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?