fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Prefeito assina protocolo de início do SAMU regional

Iniciativa histórica para a região Centro-Oeste beneficiará Santo Antônio do Monte com uma Unidade de Serviço Básico do SAMU

 

Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio da Rede de Urgência e Emergência da Região Centro-Oeste (CIS-URG), o Prefeito Wilmar de Oliveira Filho e o Prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo assinaram na última sexta (28/03), o Protocolo de Intenções que celebram entre si o município de Divinópolis e o Consórcio Intermunicipal de Saúde para o gerenciamento dos serviços de Urgência e Emergência e implantação do SAMU 192. A assinatura oficializa o início da regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU que contemplará Santo Antônio do Monte com uma Unidade de Serviço Básico (USB).

Os Deputados Federais Domingos Sávio, Jaime Martins, a Superintendente Regional de Saúde Kênia Machado, a Secretária de Saúde de Santo Antônio do Monte Raquel Fátima Teixeira e a Coordenadora Municipal da Assistência em Saúde Priscila Rabelo Lopes participaram da solenidade que aconteceu em Divinópolis. O evento incluiu uma oficina ministrada pelo Coordenador da Rede de Urgência e Emergência e Representante do Governo de Minas, Rasível dos Reis Santos Júnior, aos Prefeitos e representantes dos 54 municípios que compõem a região Oeste. Ao todo, serão instaladas 07 Unidades de Serviço Avançado (USA) e 24 Unidades de Serviço Básico (USB). Com esta implantação, a região contará com uma central de regulação com médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio operadores, além de cerca de 30 veículos entre ambulâncias e moto ambulâncias que circularam entre as unidades para dar o menor tempo resposta às demandas solicitadas pelo 192.

[quote_box_right]Haverá uma central operativa única em Divinópolis e bases descentralizadas do SAMU para que se possa operar em todos os 54 municípios[/quote_box_right]

“Haverá uma central operativa única em Divinópolis e bases descentralizadas do SAMU para que possamos operar em todos os 54 municípios, regulando a partir da central que receberá as ligações do número 192. Todas as microrregiões devem receber pelo menos uma unidade de suporte com técnico de enfermagem e condutor socorrista. No Brasil inteiro, até então apenas as grandes cidades dispunham do serviço de SAMU municipal”, explicou Rasível Júnior.
Os Deputados Domingo Sávio e Jaime Martins destacaram a união dos prefeitos na efetivação desta etapa da implantação. “Esta conquista precisa ser dividida com os Prefeitos que aderiram rápida e eficientemente ao consórcio”, disse Jaime. “Esse é o momento de compartilhar até para reconhecer a importância daqueles que lutam por uma saúde melhor. Me permitam citar o colega que está aqui, prezado Prefeito Wilmar Filho que foi Secretário de Estado da Saúde, que é profissional da saúde e que sabe dos desafios que hoje enfrentamos com idealismo e amor a causa para dar a resposta que o cidadão precisa, principalmente na situação da urgência e emergência. Conseguimos algo que essa região merece e necessita”, declarou Domingos.

O Prefeito Wilmar Filho teve também importante atuação na reunião com o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, que aconteceu na quinta (27/03) em Belo Horizonte. Wilmar Filho concedeu entrevista à TV Alterosa e à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis e avaliou que em um curto espaço de tempo os resultados positivos para a saúde já serão perceptíveis.

[pull_quote_left]Estamos com muita expectativa, porque já temos aporte de recursos, e os municípios já se comprometeram.[/pull_quote_left]
“Nós tivemos a primeira oficina, na qual contamos com a presença da Secretaria de Estado para fazer o mapeamento da região em que teremos as unidades de interferência e de resgate de média e alta complexidade, que vai preparar evidentemente para os grandes polos da nossa região macro-oeste. Estamos com muita expectativa, porque já temos aporte de recursos, e os municípios já se comprometeram. Existe a parte do financiamento, além do investimento do Estado e da União. A expectativa é de obter uma qualidade de saúde cada vez melhor, principalmente para o cidadão que necessita do atendimento com média e alta complexidade”, declarou Wilmar Filho.

10014632_721095511246708_6676984635351848212_n

10169396_721099851246274_2964102127097708062_n

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?