COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.

Em implantação desde Fevereiro de 2013, o laboratório contempla Samonte com um projeto único no Brasil, referência para a América Latina e que vai beneficiar toda a população.

 

Técnicos de saúde do município de Tauá, no estado do Ceará, realizaram no dia 30 de junho, o primeiro dia de visita ao município de Santo Antônio do Monte, para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas (Liacc). O encontro, que teve a duração de dois dias, foi proporcionado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade.

 

Palestra de Apresentação do Instituto Viva Vida Hiperdia.
Palestra de Apresentação do Instituto Viva Vida Hiperdia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na ocasião foi apresentado o histórico do Liacc, dos macroprocessos na Atenção primária, abordando a territorialização, cadastro familiar e estratificação de risco.

 

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta visita técnica concretiza a posição do Estado na estruturação dos processos de trabalho assistenciais

 

Para o superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Wagner Fulgêncio Elias, essa troca de experiência consolida a posição do Governo de Minas na estruturação das redes de Atenção à saúde.  “Esta visita técnica concretiza a posição do Estado na estruturação dos processos de trabalho assistenciais”, afirmou Wagner.

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liac - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o LIACC?

É importante que fique claro que o laboratório não é um local de exames, mas uma nova política pública com estudos científicos que poderão gerar uma maior conscientização dos usuários e consequentemente a divulgação do quanto é importante a prevenção.

 

Por que Samonte foi escolhida para o LIACC?

A escolha do município é motivada pelo reconhecimento do Centro Integrado de Referência Secundária Viva Vida e Hiperdia na Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, como referência pela Organização Pan-Americana de Saúde pelo alto nível do atendimento aos pacientes de hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis, que apresenta resultados positivos para a saúde da região.

 

Quem são os responsáveis pelo LIACC?

O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Qual o objetivo do LIACC?

O objetivo é produzir cientificamente e desenvolver na prática novos formatos de atendimento ao paciente, consolidando uma nova postura, não mais somente curativa, mas um tratamento multidisciplinar que compreende o paciente na sua totalidade. A implantação do laboratório permitirá, por exemplo, detectar os diabéticos e hipertensos que ainda não perceberam os sintomas destas doenças.

 

Como será realizado?

O projeto já está em desenvolvimento. A etapa atual está sendo realizada por um grupo de condução formado por técnicos das instituições responsáveis para desenvolvimento de instrumentos de intervenção. Também estão sendo realizadas  pesquisas avaliativas, seminários, treinamentos e oficinas relativos aos cuidados das condições crônicas pelas equipes de Atenção Primária de Saúde (APS). A partir destas etapas serão desenvolvidas e experimentadas soluções inovadoras que serão colocadas em prática pelas equipes multidisciplinares de APS.

 

Quais os benefícios para a população? 

 

O objeto do estudo é a saúde da população de Santo Antônio do Monte. Todas as ações têm este foco: aperfeiçoar a rede de saúde pública municipal, principalmente no que se refere a prevenção de doenças crônicas.

 

Porque é importante que a população colabore?

O projeto é real e para funcionar depende da colaboração da população e de todos os profissionais da saúde do município. Cada um no que lhe cabe, deve contribuir para transformar a saúde de toda a Santo Antônio do Monte numa referencia eficiente para todo o país.

 

 

 

Fontes: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte e Topgyn

 

 

 

 

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp