fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Município recebe visita de técnicos de saúde do Ceará

Em implantação desde Fevereiro de 2013, o laboratório contempla Samonte com um projeto único no Brasil, referência para a América Latina e que vai beneficiar toda a população.

 

Técnicos de saúde do município de Tauá, no estado do Ceará, realizaram no dia 30 de junho, o primeiro dia de visita ao município de Santo Antônio do Monte, para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas (Liacc). O encontro, que teve a duração de dois dias, foi proporcionado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

 

Palestra de Apresentação do Instituto Viva Vida Hiperdia.
Palestra de Apresentação do Instituto Viva Vida Hiperdia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na ocasião foi apresentado o histórico do Liacc, dos macroprocessos na Atenção primária, abordando a territorialização, cadastro familiar e estratificação de risco.

 

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pull_quote_left]Esta visita técnica concretiza a posição do Estado na estruturação dos processos de trabalho assistenciais[/pull_quote_left]

 

Para o superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Wagner Fulgêncio Elias, essa troca de experiência consolida a posição do Governo de Minas na estruturação das redes de Atenção à saúde.  “Esta visita técnica concretiza a posição do Estado na estruturação dos processos de trabalho assistenciais”, afirmou Wagner.

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liac - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o LIACC?

É importante que fique claro que o laboratório não é um local de exames, mas uma nova política pública com estudos científicos que poderão gerar uma maior conscientização dos usuários e consequentemente a divulgação do quanto é importante a prevenção.

 

Por que Samonte foi escolhida para o LIACC?

A escolha do município é motivada pelo reconhecimento do Centro Integrado de Referência Secundária Viva Vida e Hiperdia na Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, como referência pela Organização Pan-Americana de Saúde pelo alto nível do atendimento aos pacientes de hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis, que apresenta resultados positivos para a saúde da região.

 

Quem são os responsáveis pelo LIACC?

O projeto é uma parceria entre Prefeitura de Santo Antônio do Monte, Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Qual o objetivo do LIACC?

O objetivo é produzir cientificamente e desenvolver na prática novos formatos de atendimento ao paciente, consolidando uma nova postura, não mais somente curativa, mas um tratamento multidisciplinar que compreende o paciente na sua totalidade. A implantação do laboratório permitirá, por exemplo, detectar os diabéticos e hipertensos que ainda não perceberam os sintomas destas doenças.

 

Como será realizado?

O projeto já está em desenvolvimento. A etapa atual está sendo realizada por um grupo de condução formado por técnicos das instituições responsáveis para desenvolvimento de instrumentos de intervenção. Também estão sendo realizadas  pesquisas avaliativas, seminários, treinamentos e oficinas relativos aos cuidados das condições crônicas pelas equipes de Atenção Primária de Saúde (APS). A partir destas etapas serão desenvolvidas e experimentadas soluções inovadoras que serão colocadas em prática pelas equipes multidisciplinares de APS.

 

Quais os benefícios para a população? 

 

O objeto do estudo é a saúde da população de Santo Antônio do Monte. Todas as ações têm este foco: aperfeiçoar a rede de saúde pública municipal, principalmente no que se refere a prevenção de doenças crônicas.

 

Porque é importante que a população colabore?

O projeto é real e para funcionar depende da colaboração da população e de todos os profissionais da saúde do município. Cada um no que lhe cabe, deve contribuir para transformar a saúde de toda a Santo Antônio do Monte numa referencia eficiente para todo o país.

 

 

 

Fontes: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte e Topgyn

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?