fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Eventos em escolas marcam as comemorações do 7 de setembro

 

O Brasil comemora neste domingo, 7 de setembro, a data simbólica da sua independência política de Portugal, resultado de vários desejos de liberdade e movimentos que o precederam na história nacional. Em Santo Antônio do Monte, diferente dos anos anteriores, as comemorações da data serão realizadas dentro das próprias escolas. A Secretária Municipal de Educação Márcia Bernardes explica que muitas vezes o sentimento de brasilidade é limitado às vitórias e espetacularização dos nossos rituais e cultura. “Por isso, em 2014 queremos ir além do espetáculo que muitas vezes é vazio de sentido para os alunos e pais, promovendo uma reflexão sobre o significado desse 7 de setembro. Neste domingo, de 8h00 às 9h30, todas as escolas no município, inclusive as estaduais que aderiram a proposta, farão um evento pontual para marcar a data. O objetivo é fortalecer os vínculos entre as famílias atendidas por cada instituição, fomentar a proximidade e propiciar o debate sobre o que é independência, o que a fortalece, qual é a liberdade que todos nós desejamos. Nesse sentido, estaremos consolidando a necessidade de uma postura voltada para a liberdade responsável e a consciência cidadã”, disse a Secretária.

[pull_quote_left]Em 2014 queremos ir além do espetáculo que muitas vezes é vazio de sentido para os alunos e pais, promovendo uma reflexão sobre o significado desse 7 de setembro. [/pull_quote_left]

Márcia acrescenta que o projeto deste ano não elimina a possibilidade de novos desfiles pela cidade. “Este ano optamos por valorizar o pensamento, proporcionando à comunidade uma reflexão sobre o papel do cidadão na construção da Nação. A ideia é entender melhor a independência como um processo em construção, mais do que isso, como cada um de nós pode contribuir e alcançar o que o povo brasileiro almeja. Além da questão política, o que é a independência para cada um?”, questiona.

[pull_quote_right]Este ano optamos por valorizar o pensamento, proporcionando à comunidade uma reflexão sobre o papel do cidadão na construção da Nação. A ideia é entender melhor a independência como um processo em construção. Além da questão política, o que é a independência para cada um?[/pull_quote_right]

As escolas estão tendo toda a liberdade para idealizar o seu evento.  Em cada uma delas haverá uma apresentação cívica, com hasteamento e arreamento. “O intuito maior é promover um espaço de diálogo, para que as famílias conversem sobre esse momento. Os alunos estão muito empolgados, ensaiando apresentações voltadas para essa consciência de que o Brasil só vai ser realmente independente quando a maioria da população conseguir de fato que os artigos da constituição cidadã sejam cumpridos. Que a gente tenha igualdade, equidade de direitos e oportunidades e que os governos consigam atender as necessidades do povo e que os povos sejam responsáveis pelos governos que eles escolhem.”

As escolas estaduais Padre Paulo, Dr. Álvaro Brandão, Senhora de Fátima e São José dos Rosas também elaboraram programações específicas. Todas as escolas rurais realizarão em conjunto um momento cívico na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Haverá exibição de vídeo e palestra reflexiva sobre a brasilidade.

As escolas municipais Amâncio Bernardes, Geraldo Luiz de Castro – Lalu, Waldomiro de Magalhães Pinto e Maria Angélica de Castro – Castelinho prepararam cronograma especial dentro de suas próprias sedes e convidam pais e familiares para participar com os alunos desse momento importante para o país.

Apresentações dos alunos dos CEMEIs D. Chiquita, São José, São Francisco, Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida serão realizadas em cada unidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Samonte.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?