COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.

Ter o celular roubado ou perdê-lo por distração é uma dor de cabeça que foi vivida por muita gente. Veja algumas dicas que podem evitar essa situação:

seguranca_lolla

Continua depois da publicidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra dica é que todo aparelho celular possui um código de identificação denominado IMEI. Com esse código é possível bloquear o aparelho em caso de perda, furto ou roubo. Basta ligar para operadora e informar o IMEI para bloquear o aparelho.

Anote o IMEI e o guarde em local de fácil acesso. Para visualizar o código de identificação (IMEI), ligue *#06# ou veja embaixo da bateria.

Aplicativos
Softwares instalados em smartphones e tablets podem ajudar a recuperar os aparelhos em caso de roubo ou de perda. Veja abaixo dicas para cada sistema operacional:

iOS (iPhones, iPads e iPods)
Desenvolvido pela Apple, o aplicativo Buscar Meu iPhone permite que o usuário localize seu tablet ou smartphone a partir de um computador, por exemplo. Gratuito, o app pode exibir uma mensagem na tela do aparelho perdido ou até bloqueá-lo remotamente. Para preservar a privacidade, é possível apagar todos as informações do aparelho. Para usar o Buscar Meu iPhone, é preciso ter uma conta no iCloud (serviço de armazenamento de dados na nuvem da Apple).

Para que a localização seja feita, o aparelho perdido ou roubado precisa estar conectado à internet. Também desenvolvido pela Apple, o Find My Friends pode ser usado para localizar aparelhos. Gratuito, o app foi criado para que usuários consigam obter a localização geográfica exata e em tempo real de amigos. Para consultar a localização, é preciso que esse contato compartilhe o ID Apple por meio do app. Em caso de roubo ou perda, basta pedir ajuda de amigos com acesso a sua localização.

Android
Já smartphones e tablets que rodam Android possuem no sistema uma ferramenta para localizar o aparelho. Além disso, o serviço pode apagar toda a memória, criar remotamente nova senha para destravar a tela inicial e impedir o acesso. Útil em caso de perda ou roubo, o recurso é acessado pelo Gerenciador de dispositivos. É preciso configurar para aceitar a função de bloqueio remoto. Caso seja necessário, basta criar uma nova senha para impedir o acesso a fotos, músicas, mensagens e arquivos do seu Android.

Há aplicativos como o SeekDroid, que permite habilitar o GPS do aparelho remotamente para localizá-lo. É possível ver onde o dispositivo está e acionar alarme. O app permite ainda checar, à distância, as ligações e apagar o conteúdo do aparelho. Como é possível esconder o programa na lista de aplicativos, a desativação é dificultada. Outra opção é Android Lost (market.android.com/details?id=com.androidlost&feature=search_result), que não só localiza o aparelho e pode apagar os dados mas permite ler as mensagens de texto enviadas e recebidas.

Para Blackberry
Os donos de aparelhos Blackberry têm o Blackberry Protect disponibilizado pela própria fabricante. Com o programa, gratuito, é possível bloquear o celular remotamente e mandar  uma mensagem para quem encontrá-lo. Também dá para localizar o aparelho e apagar as informações que ele está armazenando de maneira remota. O Protect faz backup das informações.

Por: G1

*Com informações do Sargento Washington Felipe.

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp