fbpx
jc1140x200

Quanto ganha um Intérprete

Saiba qual é a média salarial de um interprete no Brasil e no mundo

Diferentemente do tradutor, que trabalha praticamente apenas com textos, o interprete é responsável pela tradução simultânea em conferências, reuniões ou passeios. Dessa maneira, a presença desse profissional é essencial para que a comunicação não seja um impedimento nem para os negócios, nem para o bem-estar dos visitantes. Línguas como o inglês, mandarim e alemão têm estado em alta pela constante relação comercial de empresas brasileiras com multinacionais das mais variadas nações. Logo, o quadro de vagas de emprego para um interprete que domine mais de um idioma estrangeiro é bastante animador. Os salários embora bastante atraentes, variam de acordo com diversos fatores como concorrência, experiência do profissional e lugar. A seguir, separamos uma lista com três perspectivas diferentes para aqueles que desejam fazer carreira nessa área. Confira!

Mercado de emprego no Brasil e faixa salarial

Devido a grande importância que o Brasil vem ganhando ao longo das últimas décadas no mercado internacional, cada vez mais encontramos empresas em busca de interpretes experientes e confiáveis para viabilizar os negócios e melhorar sua relação com possíveis clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. O inglês é hoje língua franca e, por isso, vastamente disseminado no ambiente corporativo. Contudo, há ainda uma carência de brasileiros fluentes nesse idioma, mesmo entre aqueles que ocupam cargos de chefia. Junto a isso, línguas como o chinês, alemão e italiano apresentam uma carência significante de interpretes habilitados.

No Brasil, os ganhos com as atividades de interprete gira entre 2 mil iniciais e chegam até 10 mil ao mês para profissionais mais experientes. No entanto, vale a pena destacar que muitos dos profissionais tem um contrato temporário com as empresas ou trabalham esporadicamente como freelancer. Nas capitais a concorrência é maior, contudo, estimulado pelo custo de vida alto, a remuneração costuma acompanhar a realidade local, sendo mais alta do que a média nacional. Também é possível aumentar a renda obtendo, ou dando, aulas de italiano online.

Comparação com outros países: Alemanha e EUA

Na Alemanha o interprete também tem de enfrentar uma concorrência acirrada para se destacar. Muitos profissionais abrem seus próprios escritórios e prestam serviços a empresas locais quando necessário, assim como no Brasil. Lá, os valores vão de 1500 a 4500 euros ao mês e o custo de vida não é tão mais caro do que o dos centros urbanos nacionais. Assim, interpretes brasileiros podem também levar em consideração trabalhar nesse país, se quiser ganhar mais experiência e impulsionar suas finanças.

Nos Estados Unidos, no entanto, os valores podem chegar a 72 mil dólares anuais, segundo dados do ano de 2014. Mudar-se para lá parece ser um pouco mais dificultoso, mas com ajuda da internet é possível encontrar empresas americanas interessadas em contratar serviços de interpretes pelo mundo todo. Vale a pena pesquisar!

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?