fbpx
jc1140x200

Projeto Setop Itinerante movimenta regiões de Minas Gerais

O subsecretário de Infraestrutura Álvaro Goulart com representantes dos municípios que pertencem a Amepi

Com o objetivo de orientar as prefeituras sobre convênios do Promunicípio e garantir mais agilidade ao processo de captação de recursos, a Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) iniciou, em 2014, o projeto “Setop Itinerante” que realiza visitas técnicas às Associações Microrregionais, e oferece consultoria de engenharia aos municípios mineiros. As regiões Central, Sul e Norte receberam o projeto em fevereiro, onde foram atendidos 192 municípios e solucionados 120 convênios pendentes.

 

De acordo com o subsecretário de Infraestrutura, Álvaro Goulart, os municípios mineiros enfrentam dificuldades de levar adiante investimentos em infraestrutura por falta de equipe especializada. “Iniciamos o ‘Setop Itinerante’ para apoiarmos os municípios nas correções necessárias dos projetos básicos dos convênios de obra do Programa ProMunicípio. Os resultados têm sido positivos, e esperamos alcançar a aproximação entre a Setop, municípios, associações vizinhas e seus municípios associados”, destacou.

 

A primeira reunião aconteceu em João Monlevade, entre os dias 10 e 12 de fevereiro com representantes de 35 municípios da região Central. Realizada na Amepi, 75 convênios passaram por análises e destes, 42 foram solucionados.

 

Na região Sul, o projeto aconteceu em Caldas e atendeu 53 municípios das associações Amesp, Amasp, Ameg, Ambasp, Amog e Amag, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, solucionando 26 convênios.

 

Em Montes Claros, no Norte de Minas, 104 municípios receberam orientações, solucionando 52 processos. O projeto atendeu municípios das associações Amans, Ammesf e Amaje, nos dias 24, 25, 26 de fevereiro.

 

As próximas reuniões estão previstas para a segunda quinzena de março em Teófilo Otoni e Araxá, com a presença da equipe técnica do “Setop Itinerante” composta pelo subsecretário de Infraestrutura Álvaro Goulart, a superintendente de Coordenação Técnica, Marinésia Makatsuru, e outros quatro engenheiros civis e um analista de convênio.

 

ProMunicípio

O Programa Apoio para o Desenvolvimento Municipal Gestão e Transferência de Recursos (ProMunicípio), tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento municipal através de investimentos em infraestrutura viária, veículos, máquinas e equipamentos rodoviários, para alcance da melhoria da qualidade de vida da população.

 

No total, por meio do ProMunicípio, pretende-se viabilizar a celebração de 293 convênios de asfaltamento; 305 convênios de calçamento; 115 convênios de estradas vicinais; e 54 convênios de construção ou recuperação de pontes, totalizando 767 convênios de transferência de recursos para os municípios.

 

 

Fonte: amepi.com.br

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?