fbpx
jc1140x200

Projeto “O Que Escuta o Seu Coração” é realizado em Lagoa da Prata

Na última sexta-feira (3/06) foi realizado o projeto “O que escuta o seu coração” na Escola Municipal Afonso Goulart. O projeto também acontecerá na Escola Municipal Monteiro Lobato e tem o objetivo de abordar temas como Violência, Ostentação, Desvalorização da Mulher e Infância Roubada através de música.

De acordo com Mariana Aparecida Vargas Azevedo, idealizadora do projeto, a ação tem surtido efeito na vida dos estudantes. “Após os trabalhos, eu acredito que cerca de 80% dos alunos entenderam a proposta e pararam de ouvir e reproduzir músicas com letras inapropriadas para crianças. E o importante que a mudança não ficou apenas no ambiente escolar, a mudança aconteceu em casa. Alunos me contaram que alguns pais apagaram músicas de seus celulares e jogaram fora cd’s que continham músicas que nada acrescentavam as suas vidas e à vida se seus filhos”, afirmou.

Até o momento, cerca de 170 crianças já participaram da ação.

Como surgiu o projeto

Mariana conta que a ideia veio espontaneamente, uma vez que observou o conteúdo das músicas ofertado para esta geração. “Desde 2014 estou  no projeto de aula de música da banda Lira, juntamente com a Secretaria de Educação. Esse ano ao organizarmos um roteiro anual, nós professores encontramos em um dos livros de música tinha letra, trabalhar a construção de uma letra. Começamos trabalhar letras com os alunos. Foi aí que me veio à cabeça a ideia de trabalhar o que eles escutam. Eu passei para eles o que eles gostam de ouvir e propus o mesmo para eles. Fiquei decepcionada com as músicas que eles trouxeram. Quando fui pesquisar as letras dessas músicas eu senti a necessidade de fazer uma intervenção”, destacou.

[pull_quote_right]Começamos trabalhar letras com os alunos. Foi aí que me veio à cabeça a ideia de trabalhar o que eles escutam. Eu passei para eles o que eles gostam de ouvir e propus o mesmo para eles. Fiquei decepcionada com as músicas que eles trouxeram. Quando fui pesquisar as letras dessas músicas eu senti a necessidade de fazer uma intervenção[/pull_quote_right]

Azevedo conta que para usufruir dos temas propostos aos alunos teve que fazer várias modificações em algumas letras de música. “Claro que não teve como trazer as letras como eram para a escola, onde havia palavras impróprias eu ia substituindo e mostrando, eles perceberam a quantidade de intervenção que eu tive que fazer na letra para passar em sala. Eles ficaram chocados. Uma frase que ouvimos já fica gravado, quanto mais a música que tem ritmo e o ritmo do funk é bom, dançante e os meninos gostam, estavam reproduzindo, sem saber de fato o que estavam cantando”, afirmou.

O projeto ensina que a música é muito importante, mas ela deve ser ouvida e interpretada. “Conseguimos aprender muita coisa, mas também tem o lado negativo, precisamos prestar atenção naquilo que ouvimos e cantamos. O objetivo do projeto é fazer as crianças voltarem as raízes, ouvir aquilo que for bom, em um dos Rap’s apresentados pelos alunos dizia assim “se você procura o artista, o artista pode se você”. O que eu quero despertar neles é a necessidade de ouvir uma boa música, mas que eles também podem fazer essa boa música”, frisou.

Por: Jéssica Ribeiro

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?