fbpx
jc1140x200

Profecia Autorrealizante

A incerteza diante do que o amanhã nos reserva costuma gerar angústia e ansiedade. Não conhecemos nem controlamos todos os elementos responsáveis por nosso futuro, e sabemos disso. O que nem sempre temos consciência é de que um dos fatores que pode interferir em uma situação é a expectativa que temos em relação a ela. Após enfrentar um problema no emprego, preocupada Márcia pensa consigo: “Não vou conseguir dormir direito essa noite”. E ela realmente não dorme. Apesar de parecer, não há nada de extraordinário nisso.
O pensamento de Márcia não foi em si o responsável pela situação. Mas o fato de ela acreditar e se comportar com base nele certamente contribuiu muito para isso. Se tivesse avaliado tal pensamento, perceberia outros eventos capazes de influenciar no resultado, preparando-se com antecedência para eles. Não se trata de mentir para si mesmo sobre a própria condição. De passar o dia tentando “pensar positivo” para melhorar a vida, não é isso. Ressignificar pensamentos é antes de tudo uma forma de olhar e buscar soluções para uma situação, considerando-a da maneira como ela realmente se apresenta.

Luciene Morais Batista é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Psicóloga da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Lagoa da Prata, atua também em consultório particular, situado na mesma cidade. Trazer a psicologia para mais perto dos leitores através de textos que relacionem esse conhecimento ao cotidiano é o objetivo de sua coluna.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?