fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Lagoa da Prata inaugura base do SAMU

O prefeito Paulo César Teodoro inaugurou hoje de manhã a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Lagoa da Prata, que integra um consórcio formado por 54 municípios. A unidade local recebeu o nome de Elza Pizeli Diniz, que prestou serviços na área da saúde na cidade e na antiga Vila Luciânia, tendo sido uma das fundadoras do Núcleo dos Hansenianos. Participaram da cerimônia o vice-prefeito Ismar Roberto de Araújo, secretários municipais, dentre eles Geraldo de Almeida, gestor da saúde, vereadores, familiares da homenageada, policiais militares, guardas civis e membros da comunidade.

Kênia Maria, filha de Elza Pizeli, fez uso da palvra e agradeceu a homenagem póstuma que o município concedeu à memória de sua mãe. “Nós, seus familiares, emprestamos o nome a esta unidade de saúde, que salvará tantas vidas, assim como Elza Pizeli, que levou uma vida atuante de prestação de serviços humanitários”, afirmou.

EMPENHO

Geraldo de Almeida ressaltou que a implantação do SAMU era um compromisso da administração municipal, que, segundo ele, vem trabalhando há 5 anos para implantar o serviço. “Parabenizo os prefeitos que tiveram a coragem. No ano passado, nos saímos do consórcio porque estávamos pagando a mensalidade de um serviço que sequer havia previsão para o início do funcionamento. Por isso eles foram corajosos quando decidiram romper com consórcio naquele momento”, disse o secretário.

De acordo com Almeida, outros municípios acompanharam Lagoa da Prata e anunciaram a saída temporária do consórcio. “Decidiram que ou funciona ou acaba com o consórcio. Os prefeitos estão de parabéns pela decisão, pois foi a partir dessa coragem que temos o SAMU implantado nos 54 municípios. Agora que está inaugurado aparecem muitos pais”, afirmou Almeida, criticando políticos que, segundo ele, não tiveram nenhuma participação na implantação do serviço e recorrem à divulgação de vídeos em redes sociais para confundir a população.

A unidade local do SAMU recebeu o nome de Elza Pizeli Diniz, que prestou serviços na área da saúde na cidade e na antiga Vila Luciânia (Foto: Ascom/PMLP)

Em seu discurso, o vice-prefeito Roberto do Tuim também se lembrou das críticas que a administração municipal recebeu quando anunciou o rompimento com o consórcio. “Era véspera de eleição e o prefeito Paulinho teve muita coragem em tomar aquela decisão. Tiro o chapéu para ele. Fomos para as ruas pedir votos e várias vezes fomos questionados, pois disseram para as pessoas que não queríamos o SAMU em Lagoa da Prata. Quem não quer o SAMU? Só se for louco. Mas temos que ter responsabilidade com o dinheiro público”, ressaltou Roberto.

O prefeito Paulo Teodoro agradeceu os familiares da homenageada Elza Pizeli e ressaltou que a implantação do SAMU era um compromisso firmado do primeiro mandato. “Iniciamos as articulações ainda em 2013, conversando com técnicos da área de saúde em Lagoa da Prata e articulando com outros gestores da região”, destacou.

Teodoro também não poupou críticas aos adversários políticos que, segundo ele, quando a administração municipal decidiu romper com o SAMU, divulgaram informações erradas para a população, induzindo as pessoas a acreditarem que Lagoa da Prata não queria contar com o serviço. “Não se faz uma administração municipal com vídeos que se publicam na internet, dizendo que depois de tanta luta conquistaram o SAMU. Este cidadão participou? Ele tem compromisso com a verdade? Ou é mais um pol  itiqueiro? Os funcionários do SAMU foram induzidos a informações equivocadas e maldosas. Enquanto pessoas mal intencionadas estão contando histórias, nós estamos fazendo história”, finalizou.

CHAME O SAMU PELO 192

A base do SAMU em Lagoa da Prata conta com uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que serão tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Todos os atendimentos serão feitos pelo telefone 192, da Central de Regulação que fica em Divinópolis. Os pacientes que solicitarem algum serviço de urgência ou emergência serão atendidos, por telefone, por médicos, que irão avaliar a gravidade do paciente e direcionar o melhor atendimento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?