fbpx
jc1140x200

Prefeito de Santo Antônio do Monte é eleito Gerenciador do SAMU na região

O Prefeito Wilmar de Oliveira Filho foi eleito para o cargo de Presidente Fiscal do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência, gerenciador do serviço de urgência e emergência (SAMU) na região, pelos próximos dois anos. O Prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo vai presidir o Conselho, também formado pelo Prefeito de Bom Despacho Fernando Cabral, eleito vice-presidente.

“Pela nossa história de envolvimento com o consórcio desde o início da década de 90, os companheiros Prefeitos, o Ministério Público lá presente na pessoa do Dr. Ubiratan e os secretários municipais de saúde de toda a região macro oeste, entenderam que nosso nome será útil para ajudar neste processo pioneiro. E nós jamais poderíamos declinar desta convocação mesmo porque a nossa vocação com a saúde pública é muito grande. Eu fiquei muito honrado com a aclamação como Presidente do Conselho Fiscal dos Prefeitos do sistema de urgência e emergência, que hora começa todo o seu sistema embrionário e já começa forte com a adesão absoluta de mais de 75% dos Prefeitos neste primeiro momento. Os principais municípios da nossa região no quesito população estavam lá presentes engajados para que este projeto seja um sucesso”, declarou o Prefeito Wilmar Filho.

A previsão é que ainda em 2014 comece a funcionar o sistema, com a constituição de 34 ambulâncias, com 18 bases de atendimento em municípios diferentes, além de uma central de regulação com sede em Divinópolis.

“Santo Antônio do Monte será uma sede micro. Como serão várias sedes micro dentro da sede macro de Divinópolis, cada uma será uma sede específica do SAMU. Então, teremos em Santo Antônio do Monte uma sede com resgates habilitados e socorristas capacitados para atenderem além do nosso município, Pedra do Indaiá e Araújos neste primeiro momento”, explica Wilmar Filho.

De acordo com a lei, o próximo passo será a estruturação do Consórcio, com o CNPJ, para depois solicitar ao Estado e a União, que entrem com a contrapartida para a implantação de todo o projeto.

Prefeitos da Macro Região Centro Oeste e autoridades que participaram da assembleia de criação do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência
Prefeitos da Macro Região Centro Oeste e autoridades que participaram da assembleia de criação do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?